escola públicaBaixos salários dos professores da rede pública, violência, pressão por resultados e falta de prioridade dos governos estaduais são alguns dos problemas que causam uma escassez de profissionais dedicados ao ensino médio.
É esse crônico problema da falta de professores na escola pública brasileira, principalmente nas áreas de química, física, matemática e biologia, que o II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências, que acontece sexta-feira, 3, na Unicamp, vai debater.
Professores, gestores e pesquisadores se reunirão para propor novas formas de se abordar o problema.
Dados do Ministério da Educação mostram que, em 2007, apenas 9% dos docentes de física tinham habilitação na área em que lecionavam; em química, apenas 13% deles eram licenciados nesta disciplina no ensino médio. Profissionais recém-formados acabam optando por atividades diferentes da licenciatura, obrigando o governo a adaptar docentes de outras áreas para lecionar química, física, matemática ou biologia.
O II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências também pretende levantar outras questões relevantes, entre elas as Olímpiadas de ciências como estímulo à aprendizagem e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como ferramenta para fomentar o conhecimento interdisciplinar.
O evento é organizado pelo Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), espaço acadêmico vinculado ao Gabinete do Reitor responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos os seus aspectos. O PENSES busca prospectar temas e ideias que de alguma forma estejam à frente do tempo, estreitando a relação da Unicamp com a sociedade.

Serviço
Evento: II Fórum Ensino Médio Público no Brasil – Os Desafios no Ensino de Ciências
Dia: 03/10/2014 (sexta-feira)
Horário: 9h30 às 17h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)

Programação:
03 de outubro de 2014
9:00 – 9:30 Café de boas vindas
9:30 – 10:00 Abertura do Evento
Prof. Dr. Paulo César Montagner – Chefe de Gabinete (Reitoria/UNICAMP)
Prof. Dr. Julio Cesar Hadler Neto – Coordenador do PENSES/UNICAMP
Profa. Dra. Elizabeth Balbachevsky – Grupo de Estudos em Educação – PENSES/UNICAMP e NUPPS/USP
10:00 – 12:00 Mesa 1 – O Ensino de Ciências no Nível Médio – Casos de Sucesso
Professora Silvana Bellamonica Bacurau de química e física e Professora Adriana Antunes Néspoli de matemática da escola EEPG. João Lourenço Rodrigues – Campinas/SP
Professor Jonas Evaristo Ferreira de química da escola EE. Toufic Joulian – Carapicuíba/SP
Professor Antonio Cardoso do Amaral de Matemática da Escola Augustinho Brandão – Cocal dos Alves/Piauí
Moderador: Prof. Dr. Julio Cesar Hadler Neto – IFGW/PENSES/UNICAMP
12:00 – 14:00 Almoço
14:00 – 16:00
Mesa 2 – Formação de Professores – Conteúdos mínimos, parâmetros curriculares e estratégia de formação
” A Formação Continuada do Professor de Ciências” – Prof. Dr. Maurício Kleinke (IFGW/UNICAMP)
“Políticas de Formação de Professores: a contribuição e o desafio do ensino à distância” – Luiz Alberto Rocha de Lira – Coordenador-Geral de Programas e Cursos em Educação a Distância da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES)
” O ENEM e seu Impacto no Ensino de Física” – Profa. Dra. Maria Inês Martins (PUC-MINAS)
Moderador: Profa. Dra. Adriana Nunes Ferreira – IE/PENSES/UNICAMP
16:00 – 16:30 Café
16:30 – 17:30 Mesa 3 – Encerramento e Conclusões
Profa. Dra.Elizabeth Balbachevsky – NUPPS/USP e PENSES/UNICAMP
Moderador: Prof. Dr. Julio Cesar Hadler Neto – IFGW/PENSES/UNICAMP