10593230_639905322789502_1955163548562451513_nAlém da Mostra de Teatro de Bonecos, que acontecerá em diversos locais de Campinas do dia 11 ao dia 19 de outubro, outros espetáculos e apresentações culturais farão parte das atividades que celebram o dia das crianças em Campinas.

Nos próximos dias, de 8 a 10 de outubro, a Praça Rui Barbosa será palco de diversas apresentações de circo e teatro feitas por grupos da cidade.

O espetáculo “Los Circo Los”, que se utiliza da linguagem do teatro de rua e de algumas modalidades circenses como acrobacias, malabarismo com diferentes objetos e muita comicidade, será apresentado nesta quarta-feira, dias 8, às 10h. Com um cenário composto por três malas, representando o início, o meio e o fim de sua performance, os objetos, como bolas de contato, claves, facas, surgem delas revelando todas as habilidades de manipulação dos artistas. Com forte influência na palhaçaria, a relação entre os atores se torna cômica pelos “tipos” dos malabaristas: um, cheio de si e que se pensa um grande astro e o outro, mais sentimental, que gosta muito de estar diante da platéia e que se admira por saber fazer “umas coisinhas”, ela se faz ora em desafio e competição, ora em acordo e dependência. O tempo inteiro, o jogo entre o público e a dupla está aberto, construindo a cumplicidade, estreitando laços, fazendo com que as pessoas se sintam seguras e dispostas a participar.

Ainda no dia 8, às 14h, a Família Burg apresenta ao público seus espetáculos. A Família Burg é formada por Ivens Burg Cacilhas, Hugo Burg Cacilhas e pela atriz Joana de Toledo Piza. No ano de 2001 iniciam seu percurso como palhaços através da pesquisa intitulada “A descoberta do Clown pessoal” orientada por Ricardo Pucetti do LUME-TEATRO e desde então vem aprimorando o exercício da comicidade, seja através de gag`s , reprises, números, entradas ou espetáculos .  Os artistas foram co-fundadores do antigo Espaço Cultural “Semente”, em Campinas, e hoje colaboram com a gestão coletiva do Centro Cultural Casarão do Barão em Campinas, onde desenvolvem sua pesquisa, ensaiam, oferecem cursos e realizam seus espetáculos.

Encerrando as atrações desta quarta-feira, a Cia. Resgatando o Circo animará o público na praça Rui Barbosa. Desde 2002, a trupe é formada pela tradicional família circense de Jaqueline Souza, importante artista circense, nascida no Circo Bombril, onde apresentava com seu pai, o Palhaço Bombril, esquetes e reprises. A trupe se dedica especialmente a apresentar tradicionais reprises e esquetes circenses, que são como cenas representadas por palhaços. 

No dia 9 de outubro, quinta-feira, às 10h, o público poderá assistir na praça aos números da Cia Lona das Artes. A Confusão está armada, malabarismo e contorcionismo, com passos de ballet aos agitos dos palhaços. É assim ousado, misturado, infantil e festivo que o espetáculo “Charivari”, com muita criatividade e alegria, evoca a tradição circense mantendo o deslumbre e a diversão. Charivari reúne os Núcleos de Dança, Ballet e Circo do Projeto Social Lona das Artes sobre o comando da jovem bailarina Sarah Velloso e dirigido por Rodrigo Cachanco. Ambos educadores da ONG. 

Também no dia 9, às 14h, a Cia do Circo apresenta seus números na praça. Formada pelas tradicionais famílias circenses Brede, de origem alemã, a Cia do Circo vem contribuindo para produção cultural no país com espetáculos de grande qualidade. Além de constantemente capacitar e reciclar profissionais em sua circo-escola, possui vasta experiência em trabalhos de sensibilização e socialização.

No dia 10 de outubro, às 10h, o Circo Serafim se apresenta ao som dos bumbos, pratos, trompetes e potentes megafones, uma extravagante carroça colorida entra em cena, puxada por palhaços que convocam o público anunciando a chegada do circo e do espetáculo que vai começar. No picadeiro, os bonecos protagonistas dos números interagem com os palhaços, recriando os espetáculos que se apresentavam nos antigos circos mambembes em um atrapalhado show, apoiado em gags cômicas. O Serafim Teatro, com sede em Campinas, nasceu no início do ano 2011 em Barão Geraldo. A Cia foi fundada por Abel Saavedra, que coordena integralmente as suas atividades, contribuindo com seus vinte anos de experiência no teatro de animação e no universo do clown. 

Também na sexta-feira, às 16h, o Teatro do Bardo apresenta o espetáculo “A Roupa Nova do Imperador”, uma divertida adaptação da obra de Hans Christian Andersen. A comédia conta as confusões causadas por dois malandros, falsos alfaiates, que vendem ao vaidoso imperador uma falsa roupa tão impressionante que só as pessoas inteligentes, competentes e de bom coração conseguem ver. Com medo de serem considerados burros, todos afirmam ver a tal roupa. Nessa história teatro, literatura infantil e números clássicos de circo divertem e ajudam a levantar a reflexão sobre a honestidade e a formação de valores humanos. O Teatro do Bardo surgiu em 2010 com o objetivo de produzir espetáculos teatrais adultos e infantis que prezem pela excelência técnica e qualidade artística. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo detalhes da programação cultural na Praça Rui Barbosa:

Dia 08 de outubro – quarta-feira

10h – Lo Circo Los
14h – Família Burg
16h – Resgatando o Circo

Dia 09 de outubro – quinta-feira
10h – Lona das Artes
14h – Cia do Circo
16h – Família Burg

Dia 10 de outubro- sexta-feira
10h – Circo Serafim
14h – Palhaço Fubá
16h – Teatro do Bardo

Dia 10 de outubro – sábado
19h – Contadores de historias NINA
14h – Palhaço Fubá
16h – Teatro do Bardo