Após dias sem água em Campinas, Sanasa se manifesta sobre a crise hídrica

Rio Atibaia

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) publicou pela primeira vez um comunicado falando sobre a crise hídrica de Campinas. Desde a semana passada, vários bairros estão sem água ou com interrupção, segundo os próprios moradores. Hoje 280 mil campineiros estão sem receber água.

No comunicado, a empresa afirma que continua monitorando o Rio Atibaia, a cada trinta minutos, para avaliar a qualidade da água captada, e levantamento feito nesta manhã, quinta-feira, 16, mostra que o manancial que abastece 95% da população de Campinas ainda está com sérios problemas de excesso de poluentes e baixa concentração de oxigênio, dificultando o tratamento e a distribuição de uma água com qualidade recomendada pelo Ministério da Saúde.

O abastecimento continua comprometido em várias regiões da cidade, pois a captação de água do Rio Atibaia continua comprometida em 30%. Nestes dias de forte calor, a população está demandando um consumo com picos de quatro mil e cem litros por segundo e, devido a má qualidade da água, a Sanasa só tem a possibilidade de tratar nesta manhã de quinta-feira (16) dois mil seiscentos e cinquenta litros por segundo.
“Na noite desta quarta-feira, 15/10, o Departamento de Água de Jundiaí informou que a pedido do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, suspendeu a transposição do Rio Atibaia por três dias; são mil e duzentos litros de água por segundo que ajudará na diluição dos poluentes do Atibaia e, consecutivamente, aumentará a concentração de oxigênio, possibilitando o tratamento e a regularização do abastecimento da cidade em 100%.
A estimativa da chagada deste metro cúbico a mais é para esta sexta-feira, 17/10, e segundo o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, até o final da manhã deste domingo, 19/10, o abastecimento da cidade poderá ser normalizado para todos os bairros”, diz a nota.

A Sanasa afirma que está monitorando os reservatório diuturnamente para evitar que a população fique mais de 12 horas sem fornecimento de água, e está colocando à disposição 11 unidades de caminhões-pipa para atender a população.

Ainda segundo a nota, a empresa afirma que “foi criado ainda um canal direto para que os serviços essenciais, tais como: Postos de Saúde, Hospitais, EMEIS, Creches e Escolas Municipais e Estaduais, solicitem abastecimento por caminhão-pipa e não sofram desabastecimento caso a localidade sofra um desabastecimento. A solicitação, pela população, pode ser feita pelo 0800-7721-195”.

Veja a lista dos bairros terão desabastecimento nesta quinta-feira.
Falta de água das 8h às 14h ( 26,36% do Sistema Norte )

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

16 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago