Rio Atibaia
Rio Atibaia

A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) publicou pela primeira vez um comunicado falando sobre a crise hídrica de Campinas. Desde a semana passada, vários bairros estão sem água ou com interrupção, segundo os próprios moradores. Hoje 280 mil campineiros estão sem receber água.

No comunicado, a empresa afirma que continua monitorando o Rio Atibaia, a cada trinta minutos, para avaliar a qualidade da água captada, e levantamento feito nesta manhã, quinta-feira, 16, mostra que o manancial que abastece 95% da população de Campinas ainda está com sérios problemas de excesso de poluentes e baixa concentração de oxigênio, dificultando o tratamento e a distribuição de uma água com qualidade recomendada pelo Ministério da Saúde.

O abastecimento continua comprometido em várias regiões da cidade, pois a captação de água do Rio Atibaia continua comprometida em 30%. Nestes dias de forte calor, a população está demandando um consumo com picos de quatro mil e cem litros por segundo e, devido a má qualidade da água, a Sanasa só tem a possibilidade de tratar nesta manhã de quinta-feira (16) dois mil seiscentos e cinquenta litros por segundo.
“Na noite desta quarta-feira, 15/10, o Departamento de Água de Jundiaí informou que a pedido do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e do presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, suspendeu a transposição do Rio Atibaia por três dias; são mil e duzentos litros de água por segundo que ajudará na diluição dos poluentes do Atibaia e, consecutivamente, aumentará a concentração de oxigênio, possibilitando o tratamento e a regularização do abastecimento da cidade em 100%.
A estimativa da chagada deste metro cúbico a mais é para esta sexta-feira, 17/10, e segundo o diretor técnico da Sanasa, Marco Antônio dos Santos, até o final da manhã deste domingo, 19/10, o abastecimento da cidade poderá ser normalizado para todos os bairros”, diz a nota.

A Sanasa afirma que está monitorando os reservatório diuturnamente para evitar que a população fique mais de 12 horas sem fornecimento de água, e está colocando à disposição 11 unidades de caminhões-pipa para atender a população.

Ainda segundo a nota, a empresa afirma que “foi criado ainda um canal direto para que os serviços essenciais, tais como: Postos de Saúde, Hospitais, EMEIS, Creches e Escolas Municipais e Estaduais, solicitem abastecimento por caminhão-pipa e não sofram desabastecimento caso a localidade sofra um desabastecimento. A solicitação, pela população, pode ser feita pelo 0800-7721-195”.

Veja a lista dos bairros terão desabastecimento nesta quinta-feira.
Falta de água das 8h às 14h ( 26,36% do Sistema Norte )