14º Caruru de Minino celebra a infância no Centro Cultural Casarão de Barão

Nos dias 11 e 12 de outubro acontece no Centro Cultural Casarão de Barão uma grande festa para celebrar a infância: o 14º Caruru de Minino. Organizado pelas Caixeiras da Guia para comemorar o dia de Cosme e Damião, este ano a festa terá oficina de “Música da Cultura da Infância”, com Lydia Hortélio, exibição do filme “Tarja Branca”, apresentação do espetáculo “Cada um é um”, além de muitas brincadeiras, samba de roda e comidas típicas (caruru, vatapá, acarajé).

A oficina “Música da Cultura da Infância” será ministrada por Lydia Hortélio. Lydia é formada em música e tem dedicado grande parte de sua vida à pesquisa da Música da Cultura Infantil, bem como à Cultura da Infância, em sua máxima expressão que é o brincar. Fundou a Casa das Cinco Pedrinhas, que é um lugar de vivência, de reflexão e de irradiação da Cultura da Criança. Produziu dois CD ́s, frutos de suas pesquisas: “Abra a Roda Tin do le lê” e” Ó, Bela Alice, Música Tradicional da Infância no Sertão da Bahia no Começo do Século XX”. É responsável pelo módulo “Iniciação à cultura da criança” no curso “A arte do brincante para Educadores”, do Instituto Brincante.

Já o filme que será exibido, “Tarja Branca”, fala do brincar como um dos atos mais ancestrais desenvolvidos pelo homem, tanto para se conhecer melhor quanto para se relacionar com o mundo. Mas o que esse ato tão primordial pode revelar sobre nós, seres humanos, e sobre o mundo em que vivemos? Por meio de reflexões de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, este documentário dirigido por Cacau Rhoden discorre com pluralidade sobre o conceito de “espírito lúdico”, tão fundamental à natureza humana, e sobre como o homem contemporâneo se relaciona com esse espírito tão essencial.

O espetáculo “Cada um é um” propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. De fácil comunicação e linguagem simples, o espetáculo apresenta-se como se fosse uma caixa de surpresas, concretizada no cenário feito com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas, saídas e até um palco para bonecos de luva. De lá, sempre aparece uma novidade, os atores da trupe confrontam-se com o estranhamento e o mistério: um ser esquisito que fala e se mexe; uma bola mágica que aparece e desaparece sozinha; um simpático par de bonecos. Todas as cenas são pontuadas e intensificadas pela música e sonoplastia de composição original de Adriel Job, que executa o som ao vivo com instrumentos de percussão, sopro, cordas e efeitos. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um. A direção do espetáculo é de Ana Caldas Lewinsohn e ele surge todo como uma grande brincadeira que comunica em suas entrelinhas o respeito e a aceitação do outro, a existência das diversas singularidades como potência de encontro, potência de vida. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* As Caixeiras da Guia são o resultado de um encontro de pessoas que foram chamadas pela caixa do divino e que, apaixonadas pelo toque desse tambor, assimilaram canções tradicionais e recriaram-nas a partir de sua própria sensibilidade e de seu próprio colorido. O grupo é formado por pessoas de diferentes formações (professoras, arte-educadoras, artistas, fotógrafas, psicólogas, biólogas, terapeutas, jornalistas e um engenheiro) e desde 2003 o grupo encontra-se semanalmente para cantar e tocar a caixa do divino. As Caixeiras do Maranhão são uma das fontes de pesquisa e inspiração do grupo, não só no sentido musical como também na missão de cantar e tocar para saudar estas, as casas, as pessoas, as comidas e os santos. Além dessa influência, estudam toques e canções das mais diversas manifestações da cultura popular, principalmente aquelas ligadas ao universo sagrado feminino. Ritmos como o afoxé, congada, lelê, samba de roda e cantos de escravos despertaram o interesse e foram apropriados e recriados. O festejo para Cosme e Damião tornou-se umas das tradições do grupo, que, com amigos e convidados, fazem uma festa para crianças de todas as idades.

14º Caruru de Minino – Programação
Sábado 11 de Outubro
15h às 18h
Oficina “Música da Cultura da Infância”
com Lydia Hortélio
Vagas limitadas
Inscrições com Priscila Candeloro pelo e-mail: priscilach@hotmail.com,
assunto: Inscrição na Oficina “Música da Cultura da Infância”
18h30
Exibição do filme “Tarja Branca”
Depois do filme: bate-papo com Lydia Hortélio

Domingo 12 de outubro
11h
Espetáculo “Cada um é um”
12h às 13h
Brincadeiras no quintal
13h às 13h30
Samba de roda com Caixeiras da Guia e amigos
13h30 às 15h
Almoço – Caruru de Minino com comidas típicas

Local:
Casarão do Barão: Estrada da Rodhia.
(Após a Escola E. Francisco Álvares, na Vila Holândia, vire à esquerda no condomínio Terras do Barão e siga umas 4 quadras até encontrar um casarão rosa)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

15 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

21 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago