Joaquim Egídio Estação MarupiaraA historiadora Suzana Barretto Ribeiro coordena uma pesquisa para a produção de um livro com o tema “Arraial do Sousas e Joaquim Egídio, ente os anos de 1796 e 1930”.

O livro busca registrar a história da constituição das fazendas destinadas ao plantio de cana e café na região de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas, no período de 1796 a 1930. A proposta é transformar a pesquisa em uma coleção de livros, formada por quatro volumes temáticos, que ao todo, reúnem 800 páginas de histórias sobre o interior paulista e a origem da cidade de Campinas.

A pesquisa histórica e iconográfica para a elaboração do livro envolveu 14 pesquisadores, sob a coordenação geral de Suzana Barretto, doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. “A ideia do projeto é perpetuar a história das fazendas históricas paulistas que surgiram em Campinas e situar a importância delas no desenvolvimento econômico do Estado e na abertura das estradas para escoar a produção. O livro reúne vários documentos, registros, relatos, entrevistas, e entrega pra cidade um capítulo aprofundado de sua historia. É uma forma de devolver para cidade sua origem”, diz. Os livros serão distribuídos para bibliotecas públicas.

O projeto da história das sesmarias e das fazendas de cana e café da região está aprovado pela Lei Rouanet (patrocínio deduzido do Imposto de Renda), mas ainda precisa captar recursos para se tornar um livro. O prazo para a arrecadação é até o fim do ano.