62ef386f-a22e-44b8-81b8-d63f5640bf66O coletivo carioca “Heróis do Cotidiano” vem ao Sesc Campinas participar da décima primeira edição do projeto Performance com três performances e uma oficina que visam potencializar os afetos e gerar micro utopias efêmeras e temporárias dentro do espaço urbano, trabalhando na linha da arte relacional e da performance como prática espiritual.

Nesta sexta-feira, 19, das 14h30 às 16h30, acontece a oficina “Consultório de ações performáticas”, um consultório montado na rua, mais precisamente na Praça Rui Barbosa, no centro de Campinas. Cada ação relacional oferece um serviço para os pedestres que podem escolher uma ação artística condizente com suas necessidades do momento. Cada um pode aproveitar as performances para se beneficiar do que necessita: realizar uma sessão de gargalhadas ao ar livre, estabelecer um autodiagnóstico do envelhecimento, incorporar temporariamente determinadas virtudes e aplicá-las de forma criativa, realizar uma prática ritualística, entre outros.

Outra atividade desta sexta-feira que também acontece no sábado é a oficina-performance “A performance como experiência de si”, que acontece das 18h às 19h30, e das 9h30 às 12h30, respectivamente, no Espaço Expositivo. Coordenada por Tania Alice com participação dos artistas do coletivo Heróis do Cotidiano, a oficina consiste em abrir espaços dentro de si pelo uso de diversas “tecnologias de si” (Foucault), oriundas da meditação budista, do movimento autêntico, da dança dos 5Rhythms, de Gabrielle Roth, e do Somatic Experiencing, de Peter Levine. A atividade começa com uma introdução ao universo da performance, abordada de um ponto de vista autobiográfico, relacional, social, urbano e ritualístico, continua com exercícios de preparação energética realizados de forma individual e coletiva, se prolonga com uma caminhada meditativa pela cidade de Campinas, e termina com a intervenção urbana “Dança livre para todos”, que acontece das 16h30 às 18h30 no saguão superior da rodoviária de Campinas.

Nesta dança livre, uma fita delimita um espaço para dançar livremente na rodoviária de Campinas. Todos os participantes podem dançar de forma solta, escutando as necessidades de seus corpos com uma playlist que segue os 5Rhythms de Gabrielle Roth. Quem passa pelo espaço também pode integrar a performance e dançar livremente. Não se trata de dançar bem ou de saber dançar, mas de dançar o que se sente, o que se vê, o que se percebe de seu corpo e da cidade.

No domingo, das 15h às 17h, na lagoa do Taquaral, acontece mais uma performance: “O Banquete”. Um grande banquete é montado na Lagoa do Taquaral, onde os Heróis convidam quem passa a compartilhar comidas e bebidas falando de amor. A partir do texto “O Banquete”, de Platão, diversos questionamentos sobre o amor são extraídos de relatos íntimos dos performers e dos participantes, fazendo com que as questões do texto possam ser relidas à luz da contemporaneidade.

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)