10482287_633474596765908_2419019496031894306_nDuas exposições serão abertas no próximo dia 2 de outubro, às 19h, no MACC, Museu de Arte Contemporânea de Campinas. As duas exposições foram contempladas pelo Edital de Agendamento de Exposições do MACC – 2014.

Com as particularidades de cada exposição, cria-se um universo único que o público poderá experimentar ao visitá-las e interagir com elas.

Uma das salas será ocupada pelo trabalho de quatro artistas jovens trazendo como proposta uma obra em formato de instalação que, ao longo do período expositivo, sofrerá o acréscimo de desenhos e elementos construindo o trabalho. Esta é a proposta de O Feito, Trabalho.

Em diferentes espaços do MACC, também poderá ser vista a mostra coletiva “Cidade Imaginária”, de Celso Palermo, Fabio Fantazzini, Fernando Righetto e Martinho Caires. Nessa mostra não-convencional de fotografia autoral, cada um dos quatro fotógrafos irá apresentar as suas obras pelas paredes e espaços do museu de acordo com um conceito próprio, em sintonia com o propósito geral da mostra que é o de permitir um olhar plural sobre a cidade e os diferentes modos de relação humana com o ecossistema urbano no mundo contemporâneo.

Diversos objetos e situações no cenário urbano adquirem novos significados e possibilitam novas leituras em função das singulares percepções e técnicas adotadas pelos fotógrafos-artistas. O senso crítico despertado pelas novas formas de ver e sentir a cidade, levará o espectador a repensar a sua própria identidade e o seu posicionamento no contexto urbano.

Desta maneira, a coletiva busca a negação da tradição documental da fotografia. Esta última, no trabalho desses artistas, se transforma em portal para novas visões de mundo e de relacionamento humano. O desejo da interatividade, do diálogo com o espectador, também está embutido no conjunto de obras expostas. A mostra também terá a participação de outros fotógrafos convidados pelos membros do projeto.

* Celso Palermo é jornalista e fotógrafo, especialista em Artes Visuais pela Unicamp. Professor de fotografia em escolas de arte, com vários prêmios recebidos, representa a área de Multimeios no Conselho Municipal de Cultura de Campinas e coordena o Núcleo de Fotografia de Campinas.

Fábio Fantazzini é fotógrafo há 44 anos e professor de fotografia há 31, com aulas individuais. Tem trabalhos publicados na Argentina e Estados Unidos. Dedica-se a ensaios autorais, como um sobre a Fábrica de Chapéus Cury, publicado na revista norteamericana “Camera & Darkroom”.

Fernando Righetto é fotógrafo e impressor de Fine Art, graduado em publicidade e propaganda e com pós-graduação em marketing. Desenvolve trabalhos autorais em fotografia, tendo participado, entre outras, das exposições coletivas “Arte 117 – Fotografia: O olho que vê” e “Emovere”.

Martinho Caires é fotógrafo, fotojornalista e profissional de marketing. Professor de fotografia avançada, teve trabalhos em mais de 60 individuais e coletivas, em várias cidades. O seu projeto “Campinas Província e/ou Metrópole”, contemplado no FICC, foi sediado em 2014 no MACC.

O Feito, Trabalho
Cidade Imaginária coletiva – Celso Palermo, Fabio Fantazzini, Fernando Righetto e Martinho Caires

Quando: Abertura no dia 02 de outubro às 19h30.
Periodo: De 02 de outubro a 02 de novembro de 2014.
Horário: Terça à sexta das 9h às 17h, aos sábado das 9h às 16h e aos domingos das 9h às 13h.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”
Rua Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas- São Paulo.