10672257_794012567328168_1041326897416722167_nO fim de semana terá diversas exibições de filmes gratuitas como parte da programação de diferentes ciclos que acontecem no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Na sexta-feira, 5, às 19h, será exibido o filme “Dr. Fantástico”, do diretor Stanley Kubrick , como parte do ciclo em homenagem ao diretor que tem curadoria de Joaquim Andrade. No filme de 1964, um general americano acredita que os soviéticos estão sabotando os reservatórios de água dos Estados Unidos e resolve fazer um ataque anticomunista, bombardeando a União Soviética para se livrar dos “vermelhos”. Com as comunicações interrompidas, ele é o único que possui os códigos para parar as bombas e evitar o que provavelmente seria o início da Terceira Guerra Mundial. Dr. Fantástico é baseado no livro “Alerta Vermelho”, escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George, que lançou o livro sob o pseudônimo de Peter Bryant em 1958. Porém, Stanley Kubrick só conheceu o livro em 1961 em uma visita ao Instituto de Estudos Estratégicos de Londres, quando comprou os direitos para sua adaptação para o cinema.

No sábado, 6, às 16h, como parte do ciclo “Cinema e Literatura”, que tem curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, o público poderá assistir ao filme “Mrs. Dalloway”, de Marleen Gorris, baseado no romance homônimo de Virginia Woolf. 

A narrativa de “Mrs. Dalloway”, romance de Virginia Woolf publicado em 1925, , se estende ao longo de um único dia e constitui um dos textos definidores da Londres modernista. Acompanha os movimentos paralelos, em torno de Regent’s Park, dos dois personagens principais: Clarissa Dalloway, uma socialite, mulher do político conservador Richard Dalloway e Septimus Warren Smith, um traumatizado veterano da Primeira Guerra Mundial. A passagem do tempo no romance, pontuada pelas badaladas de um gigantesco e fálico Big Ben, conduz o leitor a um duplo clímax: o sucesso da ilustre festa de Clarissa e a trágica decisão de Septimus, incapaz de se adaptar ao mundo do pós-guerra. 

O filme de Marleen Gorris, de 1997, conta a história da Sra. Dalloway (Vanessa Redgrave), uma mulher influente de Londres, em 1923 (5 anos depois do fim da I Guerra Mundial), que está preparando uma elegante festa em sua casa. Entre os convidados chega repentinamente um ex-combatente (Rupert Graves), um homem que, 30 anos antes, foi rejeitado por ela depois de terem vivido um romance. Muitas lembranças vão surgir e as histórias de ambos marcarão profundamente os corações desses personagens.

Ainda no sábado, às 19h30, encerrando as exibições do final de semana, o ciclo Cinema – Política, com curadoria do Lanterna, exibe o filme A Marselhesa, de Jean Renoir. A Marselhesa é uma das obras-primas do grande mestre do cinema francês, Jean Renoir, o diretor de A Grande Ilusão e A Regra do Jogo. Baseando-se em minuciosa pesquisa dos documentos da época, Renoir realizou um filme apaixonante sobre momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à queda do rei Luis XVI em 1793, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise. Com humanismo, vivacidade e talento, Renoir nos dá uma lição de como retratar a história no cinema de modo que seu filme merece um lugar entre os melhores filmes sobre a Revolução Francesa.

Todas as exibições são gratuitas e seguidas de debate. O MIS fica no Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859 (Carta Campinas com informações de divulgação)