A vazão do Rio Atibaia aumentou em 190% com as chuvas que ocorreram em várias cidades da região de Campinas na noite desta terça-feira, dia 2 de setembro. Segundo o Cepagri da Unicamp, foram 26.4 mm de chuva em apenas quatro horas e meia, levando a vazão do rio a subir para 13 metros cúbicos por segundo. Na tarde de terça-feira, a vazão do Atibaia, que abastece 95% da cidade de Campinas, foi de 4.8 metros cúbicos.

Rio Atibaia
Rio Atibaia abastece Campinas e região

No entanto, as chuvas que atingiram São Paulo na madrugada de terça-feira (3) contribuíram com apenas 22,2 milímetros (mm) para o Sistema Cantareira. Com isso, o nível do sistema, que no fis 2/09 era 10,7% da capacidade, não sofreu redução e continuou no mesmo patamar, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que já usa a chamada reserva técnica – uma quantidade de água que fica no fundo das represas.

No Sistema Alto Tietê foram 14,5 mm de chuva, sendo que a média histórica para o mês inteiro é 84,5 mm. Mesmo com a chuva, o nível do reservatório que ontem era 15,3%, hoje passou para 15,2%, registrando estabilidade. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas, enquanto o Cantareira é responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva começou ontem (2) à noite em diversas cidades de São Paulo e acumulou entre 20 a 30mm espalhados por todo o Estado. Na capital paulista foram 17mm, e segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não chovia assim desde o dia 16 de abril.

Segundo as informações da Somar Meteorologia, a chuva desta última madrugada atingiu o Sistema Cantareira e conseguiu, assim, manter o nível. “Em setembro, o normal é que chova 91,9mm. E nestes três primeiros dias do mês, a chuva acumulou 29,9mm”, disse a Somar.

Os meteorologistas da Somar explicaram ainda que para hoje a precipitação vem acompanhada de trovoadas e ocorre intercalada com períodos de melhoria, o que provoca a sensação de mais um dia abafado. “As temperaturas seguem altas em todo o estado, com máxima de 28 graus Celsius (ºC) na capital, 30ºC em Campinas e 34ºC em Ribeirão Preto”, disse.(Carta Campinas/Agência Brasil/divulgação)