WebA primeira edição da “Campinas Mostra Curtas” terá cinco dias de programação, com exibição de 42 curtas-metragens, uma mesa-redonda e um dia de palestras que acontecerão no último fim de semana de agosto e primeiro final de semana de setembro.

A programação está dividida em dois dias de exibição na rua, que acontecem na calçada em frente à Escola Pró-Arte, uma das apoiadoras do evento. Elas acontecerão nos dias 29/08 e 05/09, duas sextas-feiras. As sessões têm classificação indicativa livre, exceto por um filme no dia 05, que possui classificação 12 anos.

Os outros dois dias de programação acontecem no Espaço Carlos Gomes, da Livraria Saraiva. Os filmes a serem exibidos nos dias 30/08 e 07/09 possuem classificação variada entre livre e 16 anos, conforme indicado na programação publicada no site da Mostra.

Serão realizadas ainda outras duas atividades. A primeira é uma mesa-redonda com realizadores locais e pessoas que pensam ou estudam o cinema. Ela será no dia 30/08, também no Espaço Carlos Gomes, e acontece no intervalo entre as sessões de curtas.

A segunda é um dia de palestras com profissionais da área sobre temáticas variadas relativas ao audiovisual, que vão desde figurino e fotografia até a filmagem com drones. Ela acontece no dia 06/09, no auditório da Fundação Jürgensen.

Dos 42 filmes a serem exibidos, a grande maioria é de produção local. Entretanto, constam da  programação curtas de outros estados brasileiros, a exemplo de Rio de Janeiro, Piauí, Bahia e Rio Grande do Sul. Nos quatro dias de exibição, o espectador conta com um leque variado de opções, que abrange ficção e não-ficção (documentários e filmes mais experimentais). Em ficção, há comédias, dramas e filmes de horror.

Além dos filmes que responderam à chamada de inscrições, há três filmes a serem exibidos em caráter especial. O primeiro é o “A Noite dos Palhaços Mudos”, de Juliano Luccas, baseado na obra do cartunista Laerte.  O segundo é “190”, filme do ator, escritor e dramaturgo Germano Pereira, que participou da mostra competitiva no último Paulínia Film Festival. Mais conhecido por sua participação como ator em novelas globais e no cinema, Germano estará presente na mesa-redonda do dia 30/08. O outro filme em exibição especial é o curta “Confessionário”, selecionado no Festival de Gramado.  Ele tem a direção de Paulo Evans, que também estará na mesa-redonda do dia 30/08. Há também filmes que farão a sua primeira sessão pública durante a Mostra. Exibidos no dia 30, os filmes “Um” e  “Vocês que Chegam” terão sua pré-estreia no evento.

A Campinas Mostra Curtas é uma realização do CinePro, grupo do curso de cinema da Escola Pró- Arte, e tem o apoio da Livraria Saraiva, Escola Pró-Arte, EM3 Comunicação e Vídeo, Cepart, Ó Vei  Produções!, Capuccino Produções, Filmes do Interior, ImagiNacena, Solar das Andorinhas Hotel  Fazenda e Fundação Jürgensen.

Toda a programação do evento é gratuita. Mais informações no site. (Carta Campinas com informações de divulgação)

I Campinas Mostra Curtas

Dia 29/08 (sexta-feira)
Em frente à Escola Pró-Arte – Rua Dona Libânia, 2211 (Anchieta, esquina com Orozimbo Maia)
Sessão de Filmes I
A partir das 19h
Dia 30/08 (sábado)
No Espaço Carlos Gomes – Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas
15h – Sessão de Filmes II
16h30 – Mesa-Redonda sobre realização cinematográfica
18h30 – Sessão de Filmes III
Dia 05/09 (sexta-feira)
Em frente à Escola Pró-Arte – Rua Dona Libânia, 2211 (Anchieta, esquina com Orozimbo Maia)
Sessão de Filmes IV
A partir das 19h
Dia 06/09 (sábado)
No auditório da Fundação Jürgensen – Rua Frei Antônio de Pádua, 889
Dia de Palestras
A partir das 10h até as 17h, com intervalo entre 12h e 14h
(consulte programação no site)
Dia 07/09 (domingo)
No Espaço Carlos Gomes – Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi Campinas
15h – Sessão de Filmes V
Toda a programação tem entrada franca