Campinas
As solicitações de aprovação de plantas de imóveis do tipo unifamiliar (casas) em Campinas podem ser feitas pelo Semurb On-line. O sistema, já funcionando a partir deste mês de setembro, permite o cadastramento, encaminhamento e acompanhamento, via web, dos projetos protocolados pelos profissionais de engenharia e arquitetura junto à Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb).

Nesta primeira fase de implantação, o serviço está disponível para as construções unifamiliares (H1, H2 e H3), categoria que representa quase 80% de toda a demanda da secretaria na área (média de 113 solicitações mensais) . O objetivo é que, até o final de 2014, a ferramenta digital seja estendida também para as categorias comercial, prédios de apartamentos e condomínios.

De acordo com o secretário da Semurb, Carlos Augusto Santoro, a implementação do projeto tem por objetivo conferir mais transparência e agilidade aos processos, além de reduzir o número de deslocamento dos profissionais até a prefeitura.

O secretário garante que a análise dos projetos será feita pela ordem cronológica de entrada e que o sistema avisa o responsável, quase que imediatamente, sobre a falta de algum tipo de documento. “A medida beneficia também os proprietários que poderão, pelo computador, acompanhar o andamento do processo desde a solicitação até a emissão dos respectivos alvarás”, explica Santoro.

A utilização da ferramenta digital não é obrigatória e o atendimento presencial continua. Para ingressar no sistema, o profissional deve estar no cadastro de profissionais habilitados na Semurb e indicar o número de registro na respectiva entidade de classe. Tanto a inscrição no cadastro como a sua revalidação também podem ser feitos via web.
O sistema Semurb On-line foi desenvolvido pela Ima – Informática de Municípios Associados.