10600512_10202610558206857_7204062617288846168_nA 4ª edição da SEDA – Semana do Audiovisual acontece de 16 a 21 de setembro em vários lugares da cidade de Campinas e com várias temáticas sociais em seus processos de circulação, produção, formação, intercâmbio cultural e intervenções urbanas. Por meio das linguagens propostas, a Semana busca, em mais um ano, pensar novas formas e relações de trabalhar e produzir o novo cenário do Audiovisual brasileiro, independente, alternativo e em rede.

Este ano, a SEDA começou muito antes, com quatro meses de antecedência, trabalhando com processos de reunião aberta, em construções colaborativas e partilhadas com vários movimentos da cidade, para selecionar e discutir o que está mais latente e vivo quando falamos em processos sociais que são transversalizados pela questão do Audiovisual.

Este ano, o tema da SEDA Campinas será “SEDA Tudo”, com as temáticas dos movimentos sociais e populares e o olhar totalmente voltado para as ruas, as manifestações culturais e a re-significação dos processos de expressão social e cultural, por meio das novas tecnologias.

Entre os movimentos que estão presentes na SEDA deste ano como temática e debate estão: Movimento Antimanicomial, Movimento da Saúde Mental, Movimento Negro e Questões Raciais, Ocupações de Habitação em Zonas Periféricas, Outras Formações, Intervenções Urbanas na Cidade, População em Situação de Rua e Movimento da Assistência Social, Coletivos de Comunicação e Tecnologias Livres, entre outras frentes.

A produção da semana é realizada por iniciativas independentes locais na construção partilhada de trabalhos coletivos como Coletivo Moinho, Coletivo Onírico, Tela Preta, Ponto de Cultura Nina, Cineclube Catavento, Coletivo Quilombagem, Casa de Cultura Fazenda Roseira, Jongo Dito Ribeiro, Cândido Ferreira, Ponto de Cultura Maluco Beleza, Levante Popular da Juventude, Casa de Cultura Tainã, Coletivo de Comunicadores Populares, Coletivo Mídia Livre Vai Jão, Coletivo Multitão, Coletivo Socializando Saberes, IperiCentro, Luta Antimanicomial, Aflore, Levante Mulher, entre outros que pensam a cidade nos processos diários.

A programação completa da SEDA 2014 pode ser vista AQUI. Mais informações também podem ser obtidas na página do Coletivo Moinho, um dos realizadores da Semana. (Carta Campinas com informações de divulgação)