Há cerca de dois meses, um texto causou polêmica na internet. Antonio Cantalice, vice-presidente do PT, nomeava alguns dos mais agressivos colunistas da grande mídia: lá estavam Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi e outros menos importantes.

Míriam Leitão
Atacaram Míriam Leitão

Cantalice foi acusado de fazer uma lista negra ao nomear os pitbulls. A polêmica foi esquecida e eles continuam lá promovendo a baixaria e atacando até pessoas de perfil conservador como Miriam Leitão, analista de economia da Rede Globo. Esta semana, a revista Veja (campeão da baixaria) tirou do ar um texto de baixa qualidade neuro psíquica contra a colunista da Globo. Retirou o texto do ar não porque era asqueroso, mas porque atacava a jornalista conservadora.

É também por isso que  Cantalice está errado. Os pitbulls são inimputáveis. Eles podem atacar o próprio dono. Todos esses colunistas e mais alguns que expressam conteúdo desprezível e mórbido nas grandes empresas de comunicação são, na realidade, inocentes. Eles não têm culpa de estarem onde estão, nem de terem a projeção que têm. Eles são livres e podem fazer isso. O ser humano revela sua estupidez de diversas formas, mas para projetar a estupidez nos mais altos píncaros, muitos devem contribuir. E quem são as pessoas que fazem isso? Quem dá razão à irracionalidade?

De calibre muito pior e vexatório que os colunistas pitbulls são os empresários de comunicação que os colocaram lá; são os empresários que pagam os salários para que o ódio seja disseminado. Veja, esses colunistas escrevem o que lhes pagam para escrever. Eles foram escolhidos para fazer isso e se não fizerem perdem importância. Poderiam todos estarem fora da grande mídia e o debate político no Brasil ser mais civilizado. Mas eles funcionam como um fuzil em defesa dos interesses conservadores.

No resumo da ópera, os donos desses meios de comunicação é que são os verdadeiros pitbulls.

E o PT, do vice Antonio Cantalice, também tem sua parcela de culpa. Durante três mandatos no mais alto poder do país não deixou de financiar essa baixaria com milhões de reais, anunciando nas empresas que pagam por essa bizarrice. Ou seja, o próprio PT financiou os pitbulls da mídia. Bastaria um pouco de critério ético na distribuição de verba do governo federal para, ao menos, não ser corresponsável.