10347152_614840865295948_5331936791738527916_nO espetáculo de dança contemporânea “Cala”, fruto de pesquisa do Núcleo Mirada, de São Paulo, será apresentado em Campinas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), nos dias 29 e 30 de agosto, às 20h e às 18h respectivamente.

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), o projeto se baseia no tema “Estudo Sobre o Silêncio”.

O grupo constrói um ambiente de proximidade entre as três performers e o público, em uma relação de cumplicidade e de acesso às subjetividades do outro.

Pensar o silêncio no viés da dança instiga a levantar aspectos de nossas percepções sobre o assunto. Contraditoriamente ao que a própria palavra tem como significado imediato, o grupo busca no espetáculo encontrar e propor modos de interlocução sensível que ampliem as possíveis formas de nos comunicarmos e darmos sentido às experiências de relações entre indivíduo e sociedade.

Ao silenciar, buscamos formas de romper barreiras e acessar uma comunicação sutil, que possa dar voz, visibilidade e concretude aos silêncios arraigados nos cotidianos das cidades.

As apresentações em Campinas abrem a temporada de circulação do grupo, que passará, logo depois, por São Paulo, Limeira e São José dos Campos.

A apresentação será gratuita, com lotação máxima de 40 pessoas. O espetáculo não é recomendado para menores de 12 anos. Mais informações no site do grupo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Formado por três artistas graduadas em Dança pela UNICAMP (SP), o Núcleo MIRADA surge em 2010 como uma vertente independente do Núcleo Mercearia de Idéias (dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni), quando foi selecionado pela Casa das Caldeiras para ser um dos grupos residentes no programa “Obras em Construção” Ongoing Artwork Projects. Durante o período de residência artística (junho de 2010 a novembro de 2011) as integrantes – envolvidas no universo artístico e educacional em projetos diversos da cidade de São Paulo – passaram a desenvolver laboratórios de pesquisa artística ligados à dança e à cena que resultaram no espetáculo Mirada. Neste processo as propostas investigativas passaram a ser compartilhadas pelas mesmas. Os procedimentos criativos, desde então, tem sido discutidos, negociados e acordados em diálogos nos quais procuramos expor as necessidades artísticas particulares e encontrar links e estratégias para a criação colaborativa.
Em 2011, o Núcleo foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna – com o projeto “Epifanias Urbanas” em parceria com a Cia das Atrizes. O mesmo projeto foi contemplado pelo programa “Ongoing Artwok Projects” – Obras em Construção do Espaço Cultural Casa das Caldeiras. Neste processo, o núcleo iniciou sua investigação na cidade, pensando e realizando intervenções e trajetos pela cidade .
Em 2012, o projeto “Silêncios Humanos” foi contemplado pelo Programa “Ongoing Artwok Projects” – Obras em Construção do Espaço Cultural Casa das Caldeiras, iniciando a trajetória que se desdobrou no atual projeto do grupo: Plataforma Cala. Tal projeto foi contemplado pelo PROAC 08/2013 – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – para a realização do espetáculo inédito Cala.

Ficha Técnica

Criação: Núcleo MIRADA
Elenco: Elenita Queiróz, Karime Nivoloni e Liana Zakia
Fotos: Anderson Novaes e Felipe Teixeira
Entrada gratuita. Lotação máxima: 40 pessoas
Não recomendado para menores de 12 anos.
www.nucleomirada.blogspot.com.br

Espetáculo CALA
Dia 29 de agosto às 20h
Dia 30 de agosto às 18h
Local: Museu de Imagem e Som de Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859 – Centro.
Entrada Gratuita – Retirada de ingressos com 1h de antecedência no local