10656540_10203734616158661_779519642_nEspetáculo, em cartaz no Festival Internacional de Londrina, é um retrato primoroso da vida e da morte. Será apresentado também na Mirada, no Sesc-Santos, em setembro.

“Irmãos de Sangue” é de uma delicadeza que toca as sinapses do espectador atuando sobre suas memórias. Trata de um tema universal, a relação entre uma mãe e três filhos, uma relação indissolúvel nas alegrias e nas perdas. O espetáculo da Compagne Dos à Deux (co-produção Brasil-França), traz a infância ao palco, ao mesmo tempo em que se aprofunda nas perdas que compõem a trajetória de todas as famílias, da maturidade à velhice.

Todos nós perdemos desde que nascemos, o inevitável confronto com a morte – um dos temas centrais do espetáculo – se dá, no entanto, sem palavras, tudo é narrado em ações e através dos corpos dos atores. O verbo é gestual e até por isso nos absorve ainda mais como testemunhas dos acontecimentos que se passam no plano das emoções construídas e desconstruídas sucessivamente. O trabalho dos quatro atores é sublime, ultrapassa o convencional de uma boa companhia para dar um passo adiante na arte da interpretação, é teatro feito por pessoas que se entregam à arte de forma visceral, em composições de personagens milimetricamente construídos, da cabeça à ponta dos dedos.

A direção de André Curti e Artur Ribeiro – que também atuam no espetáculo – é precisa na montagem em que a palavra é eliminada e os corpos tecem a narrativa. Esses corpos estão impregnados de memórias desde que os irmãos se aproximam no instante da morte do pai, a partir da qual se desenvolve o enredo feito de cenas de construção afetiva entre eles e a mãe. Trata-se de um espetáculo que captura o poder da mulher, a figura materna em minúcias – na interpretação excelente da atriz Raquel Iantas – inserida no movimento cotidiano da mulher que constrói em torno de si um mundo, íntimo e pleno. O guarda-roupa é signo feminino que se destaca no cenário, feito também de vestidos, sapatos e chapéus que constroem a beleza da mãe, sua feminilidade e ternura incorporadas ao contexto masculino dos seus três filhos. O contraste de colocar em cena três homens em torno de uma única mulher amplia a relação entre os gêneros, pontuando também uma convivência bem-humorada em que os filhos às vezes põem vestidos, brincam de pai e mãe, reproduzindo os conflitos dos adultos.

Oscilando entre as emoções de dor e alegria, de perdas e ganhos, o espetáculo conta também com um elemento cênico, a gangorra, que faz a correspondência dessas emoções, utilizada nas brincadeiras entre os irmãos e a mãe, que se alternam entre a tristeza e riso. As cenas de velório contam com bonecos gigantes conduzidos em grupo dando a impressão do volume de pessoas presentes ao enterro. Na verdade, as cenas são impactantes justamente por serem construídas de impressões que ampliam significados no jogo do faz-de-conta do teatro. Muitas coisas estão no lugar de outras coisas, numa representação sensível das emoções humanas, das histórias familiares, dos álbuns de fotografia que remetem o público à sua própria infância.

“Irmãos de Sangue” é a história de cada um de nós capturada no DNA das relações mais íntimas e , até por isso, comovente como um abraço simbólico que trocamos com nossas próprias memórias. “Irmãos de Sangue”, montagem mais recente da companhia Dos à Deux, está indicado a cinco prêmios Shell e será apresentado nos dias 5 e 6 de setembro no Sesc-Santos, dentro da programação do Festival Mirada. (Célia Musilli/ Assessoria de Comunicação Filo)

Ficha técnica: Dramaturgia, cenário, coreografia e direção: André Curti e Artur Ribeiro Interpretação: Raquel Iantas, Daniel Leuback, André Curti e Artur Ribeiro Música original Fernando Mota | Violino: Fran Lasuen Figurinos e marionetes: Natacha Belova Acessórios, peruca e objetos: Maria Adélia e Marta Rossi com assistência de Morgan Olivier e Camila Moraes Construção do cenário e contrarregra: Demis Boussu Iluminação: Bertrand Perez e Artur Ribeiro Teaser / Vídeo: Jean Luc Daniel Produção executiva: Augusto Oliveira Direção de produção – França : Nathalie Redant Direção de produção – Brasil: Sérgio Saboya Fotos: Xavier Cantat

Serviço:
Dias 27 e 28 de agosto
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã
Duração: 90 minutos
Teatro gestual adulto 16 anos

Festival Internacional de Londrina – FILO 2014 – De 22 de agosto a 7 de setembro.
Ingressos no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310), em Londrina, e no sitewww.diskingressos.com.br.
Preços: R$ (25,00 inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada).
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina. Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Caixa Econômica Federal, Correios, John Deere/Horizon, Triunfo/Econorte e Unimed Londrina. Apoio: Sesi, Royal Plaza, Bar Valentino, W2 digital, Itamaraty, Fundação Cultural de Ibiporã, M&M Brasil, Aliança Francesa e UEL FM. Informações: (43) 3324-9202 e 3322-1030. Bilheteria: 3024-2089