A dobradinha revista Veja, emissoras de TV e PSDB parece que vem com tudo novamente nessas eleições. Depois da repercussão inesperada do aeroporto construído por Aécio Neves (PSDB) na fazenda do tio e que tinha cadeado no portão, as ações dessa dobradinha já começaram a todo vapor.
Essa semana surgiu a suspeita de que o aeroporto do tio do Aécio (Aeroporto ilegal, diga-se de passagem) pode ter sido usado pelo tráfico de drogas, mas o que aparece nas emissoras de televisão é o “vazamento de perguntas” que são públicas na CPI da Petrobrás, bem mais importante!!? E mais, essa mesma fazenda foi flagrada com trabalho escravo. Isso não tem fim?
No contra ataque, o deputado campineiro Carlos Sampaio (PSDB), o coordenador jurídico da campanha à presidência de Aécio Neves (PSDB), tomou a frente da dobradinha e quer processar várias pessoas com base em reportagem da revista Veja. Segundo notícia do site 247, o coordenador jurídico nacional da coligação do candidato tucano anunciou no início da tarde que serão apresentadas ainda hoje duas representações junto ao Ministério Público com base nos fatos noticiados pela Revista Veja neste final de semana. Mas quer muito mais.
“Na Procuradoria-Geral da República (PGR), serão representados os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e José Pimentel (PT-CE), que amanhã também serão denunciados no Conselho de Ética do Senado Federal por quebra de decoro parlamentar. Na Procuradoria da República do Distrito Federal, a representação será contra Sérgio Gabrielli (ex-presidente da Petrobrás), Graça Foster (atual presidente) e contra os servidores Paulo Argenta (Secretaria de Relações Institucionais), Marcos Rogério de Souza e Carlos Hetzel (ambos do Senado Federal), além de Nestor Cerveró (ex-diretor da Petrobrás). A mesma ação será feita junto aos órgãos disciplinares da Secretaria de Relações Institucionais, da Petrobrás e do Senado Federal, contra os servidores públicos envolvidos”.
Além disso, diz a notícia que Carlos Sampaio anunciou ainda que também está sendo apresentada representação na Procuradoria da República do Distrito Federal para apuração da prática de improbidade administrativa por todos os suspeitos citados, pois seus atos afrontam os princípios da administração pública – notadamente o dever de honestidade e lealdade para com a administração.
Apesar de ser uma denúncia que tem pouca sustentação, visto que a suposta irregularidade seria “vazamento de perguntas” na CPI da Petrobrás, a estratégia tucana é evitar o prolongamento das notícias relacionadas ao aeroporto que Aécio Neves construiu na fazenda do tio dele, no município de Cláudio, em Minas Gerais. O deputado campineiro é o principal articulador de ações do PSDB contra petistas e já questionou a cor da roupa de Dilma Rousseff e foi criticado pelo colunista da Folha de S.Paulo, Jânio de Freitas.
Acho que o Aécio deve ser preso se for o caso. Impedido de existir politicamente, qualquer coisa que ele tenha feito de errado deve ser punida com pelotão de fuzilamento moral. Mas de verdade: o que tem uma coisa a ver com outra? O que a VEJA levanta na reportagem é outra coisa, não o Aécio. Outra das muitas outras coisas que políticos (no caso do PT) fizeram de errado e, sendo verdadeiras as informações, é errado vazar perguntas que só depois de feitas se tornam públicas. Caso aquelas coisas da reportagem tenha acontecido, é grave e para o impoluto PT, seria perfeita uma verificação. Colocar isso de frente com as burrices ou ilegalidades do Aécio me parece tão manipulativo quanto qualquer a imprensa sempre faz.
Mariel,
Aécio não deve ser preso. Ele não oferece perigo à sociedade. Mas deve pagar economicamente pelo que fez, isso sim. A “denúncia” da Veja não merece nem um rodapé, quanto mais uma Capa de revista semanal. Veja bem, escândalo seria se um senador do PSDB entregasse as perguntas, não senadores do governo que estão lá para evitar ou dificultar a CPI. Os senadores da oposição podem perguntar o que quiserem na CPI…. Que escândalo é esse? Escândalo é ficar com 955 hectares de terra do povo brasileiro e de Minas Gerais por usocapião, não é mesmo? Não mereceria uma capa de revista?
Cadeia pro Aécio e seus coniventes, Cadeia para o Gilberto Carvalho e seus coniventes. O Brasil precisa ser passado a limpo.
Não vejo problema nenhum que as pessoas que vão a uma cpi saibam o que terão que responder. É normal que o réu saiba do que esta sendo acusado para fazer a sua defesa. É o direito de defesa. Uma tempestade num copo daqua. Informe ao PSDB tudo que ele vai ter que explicar na CPI do Metro, que traga respostas convincentes.
Esse Carlão Sampaio é engraçado mesmo.. O povo de Campinsa o conhece, um jovem que deixou de ser promotor para se candidatar a vereador na cidade, nunca deu para entender , embora seja possível compreender o seu modo de defender o interesse público, há! há! há!..