Querelle-02A programação de cinema semanal do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe entre os dias 18 e 22 de agosto mais uma seleção de filmes “polêmicos”, buscando provocar debate e reflexão no público.

A semana começa com “Querelle”, drama de Rainer Werner Fassbinder. No filme, o marinheiro francês Querelle (Brad Davis) desembarca em Brest. Marginal e movido pelo desejo, torna-se frequentador assíduo do bordel da cafetina Lysiane (Jeanne Moreau), amante de seu irmão Robert (Hanno Pöschl). Lysiane é casada com Nono (Günther Kaufmann), que costuma jogar dados com os clientes. Quem ganha pode ficar com ela, quem perde deve transar com ele.

Na terça-feira, dia 19, a exibição será do filme “Z”, do diretor Costa-Gavras. Tendo como trama básica o assassinato de um político liberal (Yves Montand) cometido como se fosse um acidente, é retratado o caso Lambrakis, fato acontecido na Grécia no início da década de 60, no qual a investigação sobre a morte do político foi escandalosamente encoberta por uma rede de corrupção e ilegalidade na polícia e no exército. 

Na quarta-feira, 20, o público poderá assistir a “Irreversível”, de Gaspar Noé. O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam. 

Na quinta-feira, 21, a exibição será de Ninfomaníaca ( Vol. 2), de Lars von Trier. O filme é a segunda parte das aventuras sexuais de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal. 

A semana se encerra com “Je vous salue, Marie”, filme de Jean-Luc Godard. Marie (Myriem Roussel) é uma estudante que joga basquete e trabalha no posto de gasolina de seu pai, enquanto Joseph (Thierry Rode) trabalha como taxista. Ao saber da gravidez de Maria, ele a acusa de traição. Gabriel (Philippe Lacoste) tenta convencê-lo a aceitar os planos divinos. Paralelamente, um professor de ciências que estuda a origem da vida na Terra se envolve com uma aluna, com quem mantém intensas discussões filosóficas.

Todas as exibições são gratuitas e acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)