lolita-kubrickNa próxima semana, o Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, exibe em sua programação de cinema gratuita semanal filmes de temática considerada “polêmica”, buscando provocar reflexões e discussões no público das sessões.

A semana começa com o filme “Último Tango em Paris”, drama do cineasta Bernardo Bertolucci. Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos.

“Cama de Gato”, de Alexandre Stockler, será exibido na terça-feira, 12. A produção nacional traz Cristiano (Caio Blat), Gabriel (Cainan Baladez) e Francisco (Rodrigo Bolzan), três amigos que moram em São Paulo. Assim que concluem o ensino médio decidem sair pela noite em busca de diversão. Em sua tentativa de se divertir a todo custo eles acabam estuprando e matando uma adolescente.

Em mais uma exibição de conteúdo erótico, na quarta-feira, 13, o público poderá assistir “Ninfomaníaca ( Vol. 1)”, de Lars von Trier. Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação.

“Lolita”, de Stanley Kubrick, continua reverberando conteúdo erótico das exibições. O filme será exibido na quinta-feira, 14 e, inspirado no romance de Nabokov, traz a história de um erudito professor universitário britânico que vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que se casa sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.

“Amém”, de Costa-Gavras, encerra as exibições da semana na sexta-feira, 15. No filme, Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial do Terceiro Reich que trabalhou na elaboração do Zyklon B, gás mortífero originalmente desenvolvido para a matança de animais mas usado para exterminar milhares de judeus durante a 2ª Guerra Mundial. Gerstein se revolta com o que testemunha e tenta informar os aliados sobre as atrocidades nos campos de concentração. Católico, busca chamar a atenção do Vaticano, mas suas denúncias são ignoradas pelo alto clero. Apenas um jovem jesuíta lhe dá ouvidos e o ajuda a organizar uma campanha para que o Papa (Marcel Iures) quebre o silêncio e se manifeste contra as violências ocorridas em nome de uma suposta supremacia racial.

Todas as exibições acontecem em dois horários, às 16h e às 19h. (Carta Campinas com informações de divulgação)