Foto Carlos Navas por Wellington Ferreira 1 - reduzidaUm dos mais expressivos cantores da nova música brasileira, Carlos Navas apresentará o espetáculo lítero musical “Guimarães Rosa – O Feiticeiro das Palavras” no Teatro do Sesc , no dia 10 de agosto, domingo, às 16 hs, com entrada gratuita. O projeto, iniciado em 2007,  é dedicado à obra do escritor Guimarães Rosa e será mostrado pela primeira vez em Campinas.

Guimarães Rosa (1908-67) é considerado um dos maiores escritores brasileiros da segunda metade do século 20. Seu romance ‘Grande Sertão – Veredas’ transporta nossa língua para um plano de invenção nunca antes alcançado e, juntamente com ‘Sagarana’ e ‘Corpo de Baile’, é uma das obras que pensam o povo brasileiro e ensinam a refletir sobre o país e sua gente de uma outra forma. 

Com 18 anos de carreira, Carlos Navas tem um caminho versátil dentro da arte, atuando em vários projetos distintos. Um dos de maior sucesso é “Algumas Canções da Arca…”, espetáculo que o aproximou das crianças e deu origem ao álbum homônimo (2004), no qual relê a obra que Vinicius de Moraes dedicou a elas na série “Arca de Noé”, já visto por mais de 250 mil pessoas em plateias de norte a sul do Brasil. Em “Canções de Faz de Conta”, canta a obra de Chico Buarque para o público infantil. Tem álbuns temáticos dedicados a Mario Reis e Custódio Mesquita.

Neste Sarau lítero musical, que se pretende como uma conversa com o público, Carlos também é um leitor interessado e fascinado pela obra de Guimarães Rosa, repartindo com os ouvintes as surpresas e a magia do autor. É a palavra escrita sendo lida por alguém que tem na voz o seu instrumento de comunicação e encantamento. A leitura de trechos da obra do autor será entremeada por belíssimas canções brasileiras, como “Tristeza do Jeca” (Angelino Moreira), “Foi no Mês que Vem” (Vitor Ramil), “Ânima” (Zé Renato e Milton) “Coito das Araras” (Cátia de França),“Uricuri” (João do Valle/José Cândido), “Morro Velho” (Milton Nascimento), “A Terceira Margem do Rio”, parceria de Milton Nascimento e Caetano Veloso, inspirada no conto de mesmo nome e tema do filme de Nelson Pereira dos Santos (94), e “Noites do Sertão” (Milton e Tavinho Moura), também título do longa de Carlos Alberto Prates Corrêa (84), adaptação de conto do livro Buriti. A belíssima “Sagarana”, de João de Aquino letrada por Paulo César Pinheiro, e gravada por Clara Nunes, também está no roteiro, já que foi uma homenagem dos compositores ao livro homônimo.  Simplicidade é a tônica deste projeto, lição maior que Carlos aprendeu como cúmplice atento de Guimarães Rosa. Ele será acompanhado pelo violonista Heitor Branquinho.

O espetáculo já circulou pelo interior fluminense no Festival de Inverno do SESC Rio 2007, passou por Brasília, Rio e São Paulo (capital e interior) e foi a principal atração da XX Semana Roseana, em julho de 2008, em Cordisburgo (MG), Cidade Natal do autor, quando reuniu 2 mil espectadores em praça pública. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Não sei qual é
minha pedra,
nem sei qual
é minha cor.
Não sei o que dizem
arcanos ou cartas,
nem o que há no lado escuro da lua.
Não sigo oráculos.
Configuro meu céu
e reinvento meu dia.
O mundo é círculo,
e se me deixo escapar
me reencontro
em outro ponto

Grande Sertão Veredas

Carlos Navas, “Guimarães Rosa – O Feiticeiro das Palavras”
10 de agosto, domingo, às 16h
Teatro do Sesc Campinas (155 pessoas)
RUA DOM JOSÉ I, 270/333 – BONFIM
Entrada gratuita