Os pedágios do sistema Anhanguera-Bandeirantes escaparam de uma aumento extra, acima dos valores que foram reajustados em julho último.

Pedágio
Sistema Anhanguera e Bandeirantes estão ainda livres do aumento extra

Com isso, os moradores de Campinas que costumam ir a São Paulo continuam pagando o mesmo valor, mas em outras rodovias houve aumento, após liminar judicial.

Os pedágios de Anchieta /Imigrantes, Castelo Branco, Rodovia Santos Dummont e Raposo Tavares tiveram aumento além do que foi autorizados pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) em julho. O aumento ocorreu porque as concessionárias que administram essas rodovias foram beneficiadas por uma liminar da Justiça.

De acordo com a Ecovias e com a ViaOeste, administradoras das estradas, o índice de reajuste determinado pela Artesp estava abaixo do previsto nos contratos de concessão. Isso ainda porque São Paulo é o Estado com as tarifas de pedágio mais caras do país e uma das maiores do mundo.

O pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes, por exemplo, antes de julho, custava R$21,20. Com o reajuste da Artesp, em 1º de julho passou a custar R$22. Não satisfeita, a concessionária acionou a justiça e conseguiu um aumento extra, o que elevou a tarifa a R$22,40.

Confira como ficam as tarifas, que passaram a ser cobradas com o novo valor já nesta quarta-feira (13):

Anchieta/Imigrantes
Piratininga – km 32 da Imigrantes – R$ 22,40
Riacho Grande – km 31 da Anchieta – R$ 22,40
Santos – km 250 da Cônego D. Ranogni – R$ 10,40
São Vicente – km 280 da Padre Manoel da Nóbrega – R$ 6,20
Diadema – bloqueio – R$ 1,60
Eldorado – bloqueio – R$ 3,20
Batistini – bloqueio – R$ 5,20

Castello Branco
Osasco (km 18, sentido interior) – R$ 3,60
Barueri (km 20, sentido capital) – R$ 3,60
Itapevi (km 33, sentido interior) – R$ 7,20
Itu (km 74, sentido Itu) – R$ 9,60

Rodovia Santos Dumont
Sorocaba (km 12,5, sentido Sul) – R$ 5,40

Rodovia Raposo Tavares
São Roque (km 46, sentido interior) – R$ 7,60
Alumínio (km 79, sentido capital) – R$ 7
Araçoiaba da Serra (km 111, ambos os sentidos) – R$ 3,20

Por não ter sido notificada pela Justiça e por se tratar de uma liminar, a Artesp informou que os usuários devem guardar os comprovantes de pagamento para um eventual ressarcimento futuro, já que ainda é aguardada uma decisão em definitivo do Tribunal de Justiça.

Apesar de não atender as concessionárias com um aumento maior, os governos tucanos têm sido facilitadores para que a iniciativa privada aumente os seus lucros.

Em 1997, durante a gestão do governador Mario Covas (PSDB), São Paulo começou a conceder suas rodovias às empresas. Naquela época, eram 40 praças de pedágio ao todo. Em 2013, esse número já era de 246.

Uma pesquisa feita em 2006 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou irregularidades nos contratos que prorrogaram as concessão das rodovias, o que rendeu um lucro indevido de mais de R$2 bilhões às empresas, até 2012. Por esse motivo, uma CPI dos Pedágios foi instaurada, em maio, na Assembleia Legislativa. (SpressoSP)