Categories: Música

‘Bálkãn Neo Ensemble’ se apresenta com o Quarteto de Cordas da Sinfônica da Unicamp

Um concerto inédito com os grupos Bálkãn Neo Ensemble e o Quarteto de Cordas da Sinfônica da Unicamp acontecerá na próxima quarta-feira, 6 de agosto, às 20h, no teatro Castro Mendes. Com realização do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic), a apresentação reúne a diversidade rítmica da música do Leste Europeu com a da música brasileira em uma nova linguagem.

Com instrumentos exóticos e tradicionais, os músicos irão destacar temas tradicionais que mostram semelhanças com a rítmica brasileira, como o kiutchek, que, segundo o oboísta búlgaro, Martin Lazarov, fundador do Bálkan Neo Ensemble, lembra o nosso tão popular baião.

Para unir as sonoridades do Bálkan Neo – que terá o percussionista Fábio “Babi” Bergamini como convidado especial – e do Quarteto de Cordas (Artur Huf e Eduardo Palatim Semencio, violinos; Ivana Paris Orsi, viola; Lara Ziggiatti Monteiro, violoncelo), os integrantes criaram arranjos que destacam as potencialidades do rico instrumental.

Segundo Martin, o Bálkan Neo Ensemble foi criado como um grupo de estudo experimental, que se dedica à performance de repertório baseado na fusão entre a música dos Bálcãs, a música contemporânea e a música instrumental brasileira. O grupo direciona sua pesquisa para o folclore do Leste Europeu, com destaque na música da Península Balcânica, principalmente da Bulgária.

Caracterizando-se por sua diversidade rítmica assimétrica e compassos compostos, a música búlgara agrega assim gestos musicais e de dança tradicional, integrando intensamente as duas artes.

Além dos temas tradicionais da Bulgária, o quarteto executa também, em seu repertório, músicas dos outros países da região, como Albânia, Bósnia, Grécia, Romênia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Sérvia, Hungria, bem como a música cigana, que tem forte presença nessa região.

O grupo é formado por Martin Lazarov (zurna, oboé, corne inglês, piano, voz, composições e arranjos), Ricardo “Zohyo” Silva (contrabaixo, violino,voz, tambura e buzzuki), Emilio Martins (derbak, tupan, voz e percussão étnica) e Manú Falleiros (flauta, duduk, sax soprano/alto). (Carta Campinas com informações de divulgação)

 

Cultura Carta

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

2 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

2 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

2 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

19 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

20 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

24 hours ago