A festa, com muitos sabores e ritmos, servirá também para inaugurar o novo espaço, por isso, no início, será realizada a cerimônia de inauguração da nova sede, em que a Casa de Força receberá as bênçãos de diferentes líderes religiosos. Em seguida, haverá a cerimônia de “Levantamento do Mastro”, conduzida pelas Caixeiras das Nascentes, e a apresentação do Boi de Pernambuco do grupo Urucungos.
Além da deliciosa culinária, a festa terá a apresentação de manifestações culturais afro-brasileiras como jongo, samba, capoeira, maracatu, rap, entre outras. Para encerrar o arraial, haverá forró pé de serra com direito a quadrilha.
O evento, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, terá a participação da fundadora do grupo, Raquel Trindade, e de outros membros da família.
O Grupo Urucungos foi fundado em 1988 pela mestra de cultura popular Raquel Trindade, filha do artista popular e folclorista Solano Trindade, que batizou o grupo de Urucungos (Berimbau), Puítas (Cuíca) e Quijengues (Tambor), instrumentos musicais africanos provenientes de Angola e difundidos no Brasil.
O grupo tem como missão principal preservar e divulgar a cultura popular brasileira de acordo com a maneira com que as manifestações são vivenciadas nas suas origens. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Festa Julina do Urucungos, Puítas e Quijengues – Edição 2014
Data: sábado, 19 de julho
Horário: 13h
Local: Casa de Força
Endereço: Rua Salvador Lombardi Neto, nº 15 – Vila Nova Teixeira – Campinas/SP.
Entrada franca
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…