A Prefeitura de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) receberão R$ 294 milhões do governo federal e da Caixa Econômica Federal (CEF) para a construção dos corredores do sistema de BRT (Bus Rapid Transit). A assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção do BRT aconteceu nesta sexta-feira, dia 4 de julho, às 9h30, na Sala Azul da Prefeitura.

BRT de Curitiba: um projeto que deu certo
BRT de Curitiba: um projeto que deu certo

A assinatura do contrato vai viabilizar a construção de três corredores: Ouro Verde (Centro-Vida Nova), Campo Grande (Centro-Itajaí) e Perimetral (Vila Aurocan-Campos Elíseos). Os corredores exclusivos poderão transportar 30 mil passageiros por hora em cada sentido, podendo chegar a 40 mil/h por sentido, nos próximos 30 anos. O BRT tem faixa exclusiva para os ônibus, que sempre terão prioridade no trânsito.

O valor total da obra está orçado em R$ 338 milhões, vindos do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade Urbana (PAC II). O valor do contrato de financiamento com a Caixa estipula um repasse de R$ 197 milhões. Outros R$ 97 milhões virão do Governo Federal, previstos no Orçamento Geral da União (OGU). A contrapartida da prefeitura de Campinas é de R$ 44 milhões.

Os projetos básicos do BRT foram entregues para a Caixa no final de junho deste ano. A administração municipal estima abrir os processos licitatórios para projetos executivos neste segundo semestre e iniciar as obras no fim do ano; a conclusão está prevista para o final de 2016, ou seja, 24 meses, a partir do início das obras.

O secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro afirmou que é um projeto de extrema importância, que vai mudar a forma de agir das pessoas. “Será a maior intervenção no trânsito e no transporte dos últimos 30 anos”, ressaltou. (Carta Campinas com informações de divulgação)

OS CORREDORES

Corredor Ouro Verde:
14,4 km de extensão – Trajeto: Região Central, João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova.

Corredor Campo Grande:
17,8 km de extensão – Trajeto: Região Central, Leito desativado do antigo VLT, John Boyd Dunlop e Terminal Itajaí.

Corredor de Interligação Aurocan: (ligando Campo Grande – Ouro Verde)
4 km de extensão. – Trajeto: Antigo leito do VLT, ligando a Vila Aurocan até o Jardim Campos Elíseos.