Deputado de Campinas é eleito presidente de subcomissão que visa recuperar dinheiro da corrupção

O deputado Renato Simões foi indicado na manhã desta quarta-feira, dia 16 de junho, para presidir a Subcomissão Especial da Câmara Federal para recuperação de ativos encontrados no exterior, que propõe uma legislação que possibilite a recuperação dos ativos originários e produtos de crimes de forma eficiente e rápida.

Renato Simões

A subcomissão foi criada através do requerimento nº 687/14 proposto pelo próprio deputado. Um dos objetivos da subcomissão é recuperar dinheiro público desviado para o exterior por meio de corrupção.

A Subcomissão, instalada formalmente nesta quarta-feira, irá atuar no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, com o objetivo de propor uma legislação mais eficaz para a cooperação internacional em matéria penal que permita combater o crime organizado, bem como recuperar o produto da atividade criminosa.

“Pretendemos apresentar até o final do ano um conjunto de projetos que altere a legislação atual sobre a recuperação dos ativos com o apoio dos órgãos federais responsáveis pela temática e propor soluções para diminuir as dificuldades para trazer de volta ao país bens e valores, frutos de atividades criminosas e que foram enviadas para o exterior e se ficaram por lá”, destacou o deputado.

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

13 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

14 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

18 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

18 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

19 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

2 days ago