e20a2074922495e2ac3d527392c84f88Ao som de importantes nomes do tango como Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Oswaldo Pugliese acontece o próximo Seresta na Praça na sexta-feira, 25 de julho, a partir das 20h na Praça Carlos Gomes, em Campinas. Os grupos Café Tango e Tangoleón apresentarão o genuíno tango e milongas para o público que terá uma oportunidade de apreciar as obras dos grandes compositores do século XX, além de ter contato com a expressiva cultura musical argentina, com leituras e releituras de típicos arranjos.

O Tangoleón, trio formado por Carol Leão (piano), Edmar Pereira (sax) e Edu Guimarães (sanfona), interpreta diferentes vertentes do tango como tango-valsa, tango-canção e milongas. O repertório é composto de refinados arranjos para obras de Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Oswaldo Pugliese e traz a atmosfera de paixões, contrastes de emoções e lirismo característicos do tango.

Já o Café Tango é um quinteto formado no início de 2006 com a proposta de estudar e executar obras do renomado músico argentino Astor Piazzolla. Composto por Pedro Assad (piano), Edu Guimarães (sanfona), Gustavo Mazon (contrabaixo), Diego Beirão (guitarra elétrica) e Alfredo Rezende (violino), o grupo tem a instrumentação similar à do famoso quinteto do próprio autor, substituindo apenas o original bandoneón (muito difundido no tango e na cultura argentina) pelo acordeón ou sanfona.

Por um certo período, o grupo executou apenas transcrições de arranjos originais de “Astor Piazzolla Y Su Quinteto”, mas, com o tempo, novas ideias e arranjos vêm sendo incorporados pelos integrantes, numa espécie de laboratório musical argentino-brasileiro.

O sanfoneiro Edu Guimarães, especialista no instrumento, se apresenta nos dois grupos da noite.

A “Seresta na Praça” é realizada pela Secretaria de Cultura de Campinas na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de reunir grandes nomes da música brasileira e valoriza1 os talentos locais. A participação é gratuita e o público contará com mesas e cadeiras, dispostas na praça, além de barracas para venda de comidas e bebidas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Seresta na Praça
Data: 25 de julho
Horário: A partir das 20h
Local: Praça Carlos Gomes. Rua Anchieta c/ Gen. Osório, Centro, Campinas
Entrada gratuita