Ciclo exibe curtas produzidos em Campinas e relacionados com a história da cidade

Em comemoração ao aniversário da cidade de Campinas, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realizará na próxima semana um “Ciclo de Cinema Campineiro”, onde serão exibidos curta-metragens produzidos em Campinas e que se relacionam, de alguma forma, com a história da cidade.

No dia 14 de julho, a próxima segunda-feira, os filmes destacam três grandes momentos do cinema. Ambientado nos anos 20, o filme “João da Matta” traz entrevista com o ator Angelo Forte, personagem principal do filme original, de mesmo nome. Já no exemplar dos anos 50, o destaque é para “Bandeirante no Cinema”, e os anos 60 são representados pela trilogia “O Pedreiro”, “O Artista” e “Dez jingles para Oswald de Andrade”.

No dia 15 de julho, serão apresentados curtas produzidos no ano passado, no curso de documentário DOC 360º, oferecido pelo MIS. Foram selecionados “Trilogia Toponímia”, que discorre sobre as Praças Carlos Gomes, Bento Quirino e Largo do Pará e “Henrison” que traz a história do fundador do MIS, Henrique de Oliveira Júnior, que também tinha um estúdio de gravação de discos.

Os curtas do dia 16 de julho têm como foco os movimentos sociais em Campinas na luta por saúde, moradia e apoio à juventude nos bairros. Foram selecionados para exibição os filmes “Um passo de cada vez – o despertar da cidadania”, “Assembleia do povo – o que importa é que a gente é” e “Caminhos do Valença”.

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ciclo de Cinema Campineiro – Campinas 240 anos

Dia 14 de julho (segunda-feira), 19h – Clássicos do Cinema Campineiro
Filmes: “João da Matta”, “Bandeirante no cinema”, “O Pedreiro”, “O Artista” e “Dez jingles para Oswald de Andrade”

Dia 15 de julho (terça-feira), 19h – MIS – DOC 360° 2013
Filme: “Trilogia Toponímia” e “Henrison”

Dia: 16 de julho (quarta-feira), 19h – O Cinema da Cidade Expandida
Filmes: “Caminhos do Valença”, “Um passo de cada vez – o despertar da cidadania” e “Assembleia do povo – o que importa é o que a gente é “

Programação sujeita a alteração
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas. Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859, Centro.

Recent Posts

Musical ‘As Malvadas’ será apresentado em duas sessões no Centro de Convivência

(foto gabriela nogueira - divulgação) A Companhia Ccem de Teatro Musical volta ao Centro de…

25 minutes ago

Podcast Felicidades Clandestinas aproxima literatura, memória e experiência feminina

(imagem divulgação) Projeto de extensão do CIS-Guanabara da Unicamp reúne pesquisadoras e convidadas para discutir…

17 hours ago

Movimentos sociais realizam o Grito dos Excluídos em Campinas e mais 50 cidades

(foto fernando frazão - ag brasil) Movimentos sociais realizaram nesta segunda-feira (7) a 32ª edição…

18 hours ago

André Mendonça aparelhou a toga, transforma a Justiça em palanque e sabota a democracia

(foto rosinei coutinho - stf) Com atos ilegais e abusos, André Mendonça põe a toga…

2 days ago

Ciclo sobre cinema e psicanálise exibe e debate sobre o filme Quarto 212

(imagem divulgação) O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” realiza no sábado, dia…

2 days ago

Espetáculo de teatro de animação ‘O Princípio do Espanto’ tem apresentação gratuita

(imagem divulgação) Na próxima quinta (10/09), a partir das 19h30, será apresentado no Auditório da…

3 days ago