Ciclo exibe curtas produzidos em Campinas e relacionados com a história da cidade

Em comemoração ao aniversário da cidade de Campinas, o Museu da Imagem e do Som (MIS) realizará na próxima semana um “Ciclo de Cinema Campineiro”, onde serão exibidos curta-metragens produzidos em Campinas e que se relacionam, de alguma forma, com a história da cidade.

No dia 14 de julho, a próxima segunda-feira, os filmes destacam três grandes momentos do cinema. Ambientado nos anos 20, o filme “João da Matta” traz entrevista com o ator Angelo Forte, personagem principal do filme original, de mesmo nome. Já no exemplar dos anos 50, o destaque é para “Bandeirante no Cinema”, e os anos 60 são representados pela trilogia “O Pedreiro”, “O Artista” e “Dez jingles para Oswald de Andrade”.

No dia 15 de julho, serão apresentados curtas produzidos no ano passado, no curso de documentário DOC 360º, oferecido pelo MIS. Foram selecionados “Trilogia Toponímia”, que discorre sobre as Praças Carlos Gomes, Bento Quirino e Largo do Pará e “Henrison” que traz a história do fundador do MIS, Henrique de Oliveira Júnior, que também tinha um estúdio de gravação de discos.

Os curtas do dia 16 de julho têm como foco os movimentos sociais em Campinas na luta por saúde, moradia e apoio à juventude nos bairros. Foram selecionados para exibição os filmes “Um passo de cada vez – o despertar da cidadania”, “Assembleia do povo – o que importa é que a gente é” e “Caminhos do Valença”.

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ciclo de Cinema Campineiro – Campinas 240 anos

Dia 14 de julho (segunda-feira), 19h – Clássicos do Cinema Campineiro
Filmes: “João da Matta”, “Bandeirante no cinema”, “O Pedreiro”, “O Artista” e “Dez jingles para Oswald de Andrade”

Dia 15 de julho (terça-feira), 19h – MIS – DOC 360° 2013
Filme: “Trilogia Toponímia” e “Henrison”

Dia: 16 de julho (quarta-feira), 19h – O Cinema da Cidade Expandida
Filmes: “Caminhos do Valença”, “Um passo de cada vez – o despertar da cidadania” e “Assembleia do povo – o que importa é o que a gente é “

Programação sujeita a alteração
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas. Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859, Centro.

Recent Posts

Com shows gratuitos de Luciana Mello e Nega Duda, Festival Tereza de Benguela celebra as mulheres negras

(foto divulgação) A cantora Luciana Mello é uma das atrações da terceira edição do Festival…

14 hours ago

O armário de Tarcísio e o caos em SP com privatização de serviços básicos

(imagem - chatgpt e govsp) As explosões dos trens das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade,…

17 hours ago

Duo apresenta concerto inspirado no Movimento Armorial, de Ariano Suassuna

O concerto “Armoriando”, com a violinista Ana de Oliveira e o violonista e compositor Sérgio…

17 hours ago

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

23 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

1 day ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

1 day ago