Campinas sedia entre 28 e 31 de julho o 1º Encontro de Jardineiros e Paisagistas da CEASA/Campinas e a 1ª EXPO CEASA Garden, promovido pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O evento, que acontece no Mercado de Flores terá como destaque os jardins comestíveis.

Evento acontece entre 28 e 31 de julho em Campinas
Evento acontece entre 28 e 31 de julho em Campinas

Segundo Ana Rita Pires Stenico, gerente do Mercado de Flores da CEASA/Campinas, o paisagismo alimentar é a proposta de jardinagem aliada a uma alimentação saudável, permitindo desenhar locais belos e harmoniosos incorporando a produção de alimentos, frutas, ervas ou temperos e até flores comestíveis ao jardim. “Pode ser planejado para qualquer área. Muitas pessoas cultivam seus jardins comestíveis com mudas de temperos e ervas em jardineiras colocadas em sacadas de apartamentos, parapeitos de janelas ou varandas. Os centros urbanos têm áreas que podem ser utilizadas com jardins comestíveis. A princípio qualquer local pode receber plantas, para se tornar mais agradável, podendo estas plantas ser cultivadas diretamente no solo ou em vasos ou floreiras, decorando o ambiente”, explica.

Para o permissionário do Mercado de Flores da CEASA/Campinas, Antônio Fernando Ferreira Pelinser, as mudas de salsinha, cebolinha, manjericão, orégano e hortelã são os temperos mais cultivados para esses fins, assim como o alecrim e a pimenta. “São espécies muito consumidas e de fácil cultivo. Para o plantio, deve-se preparar a terra com um bom substrato. Este substrato pode ser compostagem ou comprado pronto. Como aqui vendemos mudas em saquinhos, é só tirá-la e plantar. Depois de plantada, tem que esperar no mínimo de 10 a 15 dias para o consumo ”, comenta.

O evento de Jardineiros e Paisagistas da CEASA/Campinas tem por objetivo a troca de experiências, a atualização e qualificação dos profissionais dos segmentos de jardinagem e paisagismo, em suas áreas de atuação. Ao mesmo tempo, o espaço contará com uma exposição de produtos, máquinas, equipamentos e serviços.

A grade completa com os horários, datas e os palestrantes está disponível no site do Ceasa. A programação conta com visita ao Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa, no dia 30 de julho.

Serviços:
1º Encontro de Jardineiros e Paisagistas
Realização: Ceasa Campinas
Data: 28 a 31 de julho de 2014
Local: Mercado de Flores – Ceasa
Inscrições e informações: http:// www.ceasacampinas.com.br /
[email protected]
Telefone: (19) 3746-1065/1047