No próximo domingo, 20 de julho, às 17h, a Concha Acústica do Taquaral receberá um show gratuito do violeiro Almir Sater, como parte das comemorações dos 240 anos de Campinas.
O cantor e compositor mostrará uma coletânea de músicas que marcaram a sua trajetória musical. O repertório incluirá, entre as composições de sucesso, músicas como Trem do Pantanal, Um violeiro Toca,Chalana e Tocando em frente.
Com 30 anos de carreira e 10 discos solos gravados, Almir Sater, nascido em Campo Grande (MS), demonstrava desde cedo o estilo que desenvolveria em sua carreira. Desde os 12 anos tocava viola e gostava da vida no campo e dos sons da natureza. Quando tinha 20 anos, deixou a cidade natal para estudar Direito no Rio de Janeiro, mas desistiu dessa carreira, voltou para Campo Grande e formou uma dupla sertaneja. Em 1981, gravou o primeiro disco, contando com a participação de Tião Carreiro.
Seu estilo caracteriza-se pelo experimentalismo e sua música é descrita como folk por agregar uma sonoridade tipicamente caipira da viola de 10 cordas. Almir Sater tornou-se um dos responsáveis pelo resgate da viola de 10 cordas, na qual acrescenta um toque mais sofisticado, executando estilos como blues e rock.
Além da viola, o artista tem outros talentos. Já interpretou papeis em novelas, como “Pantanal” e “Ana Raio e Zé Trovão”. Também é compositor e várias de suas composições foram gravadas por grandes intérpretes da música brasileira, entre eles Maria Bethania e Roberto Carlos. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Apresentação de Almir Sater
Data: 20 de julho, domingo
Horário: 17h
Local: Concha Acústica do Taquaral, Parque Portugal, portão 2, Lagoa do Taquaral
Entrada gratuita