‘O Grande Golpe’, de Kubrick, e ‘Falstaff’, de Orson Welles, têm exibições gratuitas

Na próxima sexta-feira e sábado, diversos filmes serão exibidos gratuitamente no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Na sexta-feira, 27 de junho, às 19h, o ciclo “Stanley Kubrick”, com curadoria de Joaquim Andrade, exibirá o filme “O Grande Golpe”. Na produção de 1956, depois de cumprir pena de cinco anos numa prisão, Johnny Clay ( Sterling Hayden) é libertado e reencontra sua amante, Fay ( Coleen Gray ). Juntos, num apartamento cedido por Marvin Unger ( Jay C. Flippen ), um velho amigo, Johnny, lhe pede que se demita de seu emprego pois, no sábado à noite, os dois vão viajar inicialmente para Boston, onde começarão uma vida nova. Segundo ele, ela deverá providenciar as reservas aéreas e se encontrar com ele no aeroporto na hora do check-in. Na realidade, o ex-detento já tem esquematizado um plano para praticar um grande golpe, desta vez limpando os cofres do Jóquei Clube numa tarde de um Grande Prêmio, durante a realização do 7º e principal páreo. Para tanto, procura as pessoas certas e confiáveis para a execução de seu plano. As ações têm que ser executadas com precisão, todas cuidadosamente cronometradas, sob pena de fracassarem.

No sábado, 28 de junho, às 16h, o ciclo “Sábado Som, História do Rock”, com curadoria de Laerte Ziggiatti e Ralf Giesse, exibe o filme História do Rock’nRoll – Volume 2, com direção de Jefffrey Peisch. O filme traz um registro dos anos do renascimento do rock, 1964 a 1966, e a invasão britânica na América: The Beatles, The Who, The Kinks, The Rolling Stones. O documentário foca também os primórdios da soul music, final dos anos 50, com Ray Charles e James Brown.

Às 18h, as sessões musicais continuam com Os Reis do Iê Iê Iê – “A Hard Day’s Night”, dirigido por Richard Lester. Nesta produção de 1964, uma mistura de documentário e ficção, está registrado o apogeu da Beatlemania com suas diversas implicações.

Encerrando as exibições do sábado, a programação especial da Mostra Clássicos, com curadoria de Laerte Ziggiatti, exibe o filme Falstaff, com direção de Orson Welles. A época é a Idade Média, durante a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. Conhecido também pelo título em inglês, “Chimes at Midnight” (“Sinos à Meia Noite”), o filme de Orson Welles é uma adaptação de diversas obras de Shakespeare, possibilitando ao realizador de “Cidadão Kane” lidar com seus temas prediletos: luta pelo poder, traição, fatalidade. O elenco, multinacional, é de primeira: Jeanne Moreau, John Gielgud, Marina Vlady, Walter Chiari e o próprio Welles.

Todas as exibições são gratuitas seguidas de debate e acontecem no MIS-Campinas que fica no Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

18 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago