Lateral2 (2)Quatro esculturas representando uma chuteira gigante e bolas de futebol estão espalhadas por diversos pontos da cidade de Campinas. As esculturas, feitas em fibra de vidro, foram customizadas, pintadas e grafitadas por artistas convidados pela curadora Iracema Salgado, coordenadora dos museus municipais de Campinas. Dentre eles, está o artista plástico Paulo Cheida que, ao lado de uma equipe de jovens artistas da cidade e região, desenhou imagens em uma das chuteiras que mostram cenas futebolísticas de jogadores e torcida em meio a artifícios criativos representando o elo entre os povos. Como o Brasil é a sede da Copa, o artista optou por realizar uma obra que pudesse ser apreciada por todos, independe do país de origem.

Juntamente com o artista participaram da pintura da chuteira Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali , Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.

A escultura customizada por esse conjunto de artistas está nos jardins em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC, localizado na Av. Benjamin Constant , 1633, no centro de Campinas.

As outras três peças foram customizadas por Elvis da Silva, que pintou a chuteira fixada no Balão do Castelo, Rogério Pedro, que ficou responsável pela bola presente no Centro de Convivência Cultural, e Angelo Moai, que também pintou uma bola na Avenida Ayrton Senna (no canteiro central, entre os estádios do Guarani e da Ponte Preta).

As esculturas pintadas estarão em exposição pública até o dia 15 de julho. A atividade e as mostras em locais públicos são realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Obra pública: “Chuteira da Copa” – Paulo Cheida Sans e convidados
A escultura faz parte do projeto SP Parade, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Curadoria: Iracema Salgado.
Equipe: Paulo Cheida Sans e convidados: Alex Costa, Diogo Cristo Coró, Gabriel Neftali , Fabiano Carriero, Jediel Oliveira, Larissa Leite, Leonardo Camargo, Matheus Reis e Tiago Rego.
Período da mostra: de 07 de junho a 15 de julho de 2014.
Visitação: em praça pública.
Local: Jardim em frente ao Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC).
Endereço: Av. Benjamin Constant, 1633, Centro – Campinas, SP.