30 Anos da AnistiaNesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, dois filmes serão exibidos no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, como parte do ciclo “O Golpe de 64 e a Ditadura Militar”, realizado pela Comissão Municipal da Memória, Verdade e Justiça de Campinas com apoio da Comissão de Anistia.

Serão exibidos os filmes, “Anistia 30 anos” (2009), com direção de Luiz Fernando Lobo, que retrata a história da Ditadura Militar no Brasil e a luta do povo brasileiro pela liberdade e pela anistia; e o filme “Os Militares da Democracia, os militares que disseram não”, com direção de Sílvio Tendler, que retrata a história dos militares que resistiram e se recusaram a participar do golpe militar de 1964 e o combateram desde o primeiro dia. 

Os militares retratados no filme de Tendler  lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. O filme resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate e acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas que fica no Palácio dos Azulejos – Rua: Regente Feijó, 859 (Carta Campinas com informações de divulgação)