2886263Todos os artistas, produtores culturais, gestores, movimentos culturais e o público em geral de Campinas estão convidados para um debate público que será realizado na Estação Cultura nos próximos dias 13 e 14 de junho, sexta-feira e sábado, às 19h e às 9h, sobre avaliação do papel e diretrizes para reformulação do Conselho Municipal de Cultura.

O Debate tem como referência as diretrizes apontadas pela 3ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em agosto de 2013, que indicou a criação e elegeu uma Comissão de Trabalho. Esta Comissão começou a trabalhar em novembro, tendo compilado documentos e planejado quatro debates abertos onde devem ser recolhidas sugestões sobre o modelo de gestão e participação da sociedade nos assuntos culturais do município. A sistematização e a decisão acerca das propostas serão apresentadas e discutidas neste debate público.

A configuração atual do Conselho de Cultura será o principal assunto em questão. Também serão apresentadas propostas para encaminhar um projeto de lei que possa reformular a atuação do Conselho e, dessa forma, participar do Sistema Nacional de Cultura.

Nos meses de maio e junho houve três debates abertos para coletar e votar as proposições da comunidade cultural tais como a quantidade de membros que deve ter o Conselho, de que segmentos, instituições, áreas e regiões que devem ser esses representantes.

Neste debate público também  haverá convidados de outras cidades para apresentar detalhes dos processos de elaboração dos Planos Municipais de Cultura e as propostas sobre o Conselho serão aprofundadas. A convocação para a Conferência Extraordinária de Cultura deve ser publicada no Diário Oficial do município ainda neste mês. (Carta Campinas com informações de divulgação)