10153220_726269747435784_1037020527468304562_nO final de semana terá várias exibições gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. No sábado, 7 de junho, às 16h, o ciclo “Cinema e Literatura”, com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ricardo Pereira, exibe o filme “Coração” (Kokoro), de Kon Ichikawa. A produção japonesa de 1955, em preto e branco, traz a história de Nobuchi, um homem de atitudes estranhas que não trabalha, não quer ter filhos, é pouco sociável e mantém uma relação fria com a esposa. Suas perspectivas mudam um pouco quando faz um novo amigo, um jovem estudante universitário que se interessa muito em compreender o motivo da sua melancolia, que é um mistério até mesmo para a esposa.

O filme é baseado no romance de mesmo nome do escritor Natsume Soseki (1867-1916), publicado em 1914. “Coração” é um romance que capta as mudanças de mentalidade no Japão durante um período de rápida modernização no fim do século XIX. Transcorrendo em Tóquio em torno de 1910, esse romance em três partes descreve a relação entre um homem jovem, o narrador, e um homem velho, que ele chama de Sensei (significando “professor”, mas sugerindo a relação de mestre e discípulo). Este é assolado por um estigma em seu passado, que paira sobre todo o romance.

Ainda no sábado, às 19h30, será exibido dentro do ciclo “Revisão crítica do cinema novo”, o clássico filme de Glauber Rocha “O dragão da maldade contra o santo guerreiro”. No filme de 1969, quando o Brasil vivia os primeiros anos da ditadura militar, Antônio das Mortes é contratado para matar um bando de jagunços numa pequena vila. Lá, encontra um coronel com delírios de grandeza, um professor desiludido, um delegado com ambições políticas, um padre em crise mística e uma mulher solitária. 

As duas exibições são gratuitas seguidas de debate e acontecem no Museu da Imagem e do Som de Campinas que fica no Palácio dos Azulejos, rua Regente Feijó, 859 – Centro. (Carta Campinas com informações de divulgação)