10314674_792683330755888_3905936897280289024_n (2)No próximo sábado, 31 de maio, acontece mais uma edição do Projeto Pisa na Tradição, na Casa de Cultura Fazenda Roseira. Desde fevereiro de 2014, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem organizando diversas ações para a implementação do projeto anual PROAC Pisa na tradição.

Como parte do projeto, oficinas são realizadas visando o compartilhamento de diversos saberes sobre a prática tradicional de uma comunidade Jongueira referente a dança, toque, canto, identidade, ancestralidade, diálogos sobre as religiosidades, sob o olhar atento e participativo dos membros mais velhos da comunidade.

 

Essas oficinas acontecerão durante todo o ano aos sábados das 10h30 ao 12h, e das 14h às 16h, além de interagir com outros espaços de formação, iniciativas culturais e debates na cidade de Campinas-SP. O projeto pretende formalizar um exercício de universidade livre que já acontece e envolve conhecimentos e saberes de tradição ancestral por meio da oralidade e processos de formação e percurso cultural que acontecem organicamente no espaço da Fazenda Roseira.
No próximo sábado será realizado o curso “Identidades, Tambores e Batuques” que, dentro da proposta do projeto, pretende estabelecer uma troca de saberes em torno da identidade negra e da experiência e aprendizado dos mais velhos na formação dessa identidade, e também da inserção social da comunidade negra por meio de seus tambores e batuques.
As mulheres devem ir de saia para jongar. As vivências são todas gratuitas. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)