No próximo sábado, 31 de maio, acontece mais uma edição do Projeto Pisa na Tradição, na Casa de Cultura Fazenda Roseira. Desde fevereiro de 2014, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem organizando diversas ações para a implementação do projeto anual PROAC Pisa na tradição.
Como parte do projeto, oficinas são realizadas visando o compartilhamento de diversos saberes sobre a prática tradicional de uma comunidade Jongueira referente a dança, toque, canto, identidade, ancestralidade, diálogos sobre as religiosidades, sob o olhar atento e participativo dos membros mais velhos da comunidade.
Essas oficinas acontecerão durante todo o ano aos sábados das 10h30 ao 12h, e das 14h às 16h, além de interagir com outros espaços de formação, iniciativas culturais e debates na cidade de Campinas-SP. O projeto pretende formalizar um exercício de universidade livre que já acontece e envolve conhecimentos e saberes de tradição ancestral por meio da oralidade e processos de formação e percurso cultural que acontecem organicamente no espaço da Fazenda Roseira.
No próximo sábado será realizado o curso “Identidades, Tambores e Batuques” que, dentro da proposta do projeto, pretende estabelecer uma troca de saberes em torno da identidade negra e da experiência e aprendizado dos mais velhos na formação dessa identidade, e também da inserção social da comunidade negra por meio de seus tambores e batuques.
As mulheres devem ir de saia para jongar. As vivências são todas gratuitas. Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




