Na segunda-feira, seguindo a programação de cinema semanal, será exibido em dois horários, às 16h e às 19h, o filme “Borboletas Negras”, de Paula Van der Oest. No filme, Ingrid Jonker (Carice von Houten) é uma jovem poeta que encontra a liberdade na escrita. Rejeitada pelo pai, que trabalha no regime do apartheid em plenos anos 60, ela sofre para encontrar uma casa e um amor. O reconhecimento como poeta vem quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, em 1994, lê seu poema “A Criança que Foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga”.
Na terça-feira, às 15h, serão exibidos os filmes de Zelimir Zilnik com a presença do cineasta para debate. “Inventory” traz um retrato dos inquilinos de um antigo edifício no centro de Munique, que são, em sua maior parte, estrangeiros trabalhando na Alemanha como “trabalhadores convidados”, vindos da Iugoslávia, Itália, Turquia, Grécia etc. Em sua língua materna, cada um deles se apresenta e fala brevemente sobre suas principais preocupações, esperanças e planos para o futuro.
Já “Early Works” apresenta a história de jovens que participaram das manifestações estudantis de junho de 1968 em Belgrado, narrada de forma alegórica. Três rapazes e uma menina chamada Yugoslava desafiam a rotina monótona da vida cotidiana. Com o desejo de “mudar o mundo” e inspirados pelos escritos de Karl Marx, eles visitam fazendas e fábricas com a finalidade de despertar a consciência revolucionária dos trabalhadores. Enfrentam o primitivismo e a miséria, enquanto expõem seus próprios limites, fraquezas e incapacidades. Frustrados porque a revolução não se concretiza, os jovens decidem eliminar Yugoslava, que é testemunha de sua impotência. O filme foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.
Na terça-feira, às 19h, ainda haverá a exibição de “Infância Roubada”, de Gavin Hood. Uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi (Presley Chweneyagae) rouba um carro. Enquanto acelera pela noite ele ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Johanesburgo em que vive. Lá convencerá a jovem mãe Miriam (Terry Pheto) a cuidar de “seu filho”, numa relação que logo provocará mais confrontos.
“Cairo 678”, de Mohamed Diab, será exibido na quarta-feira, 28 de maio, às 16h e às 19h. O filme traz a história de Fayza (Boshra), uma dona de casa pacata e mãe de dois filhos, que não consegue evitar o assédio diário ao pegar o ônibus. No outro lado da cidade vive Seba (Nelly Karim), uma endinheirada designer de joias que, após ser violentada durante um jogo de futebol, passa a ensinar outras mulheres a se defender. Já Nelly (Nahed El Sebaï) virou alvo de todo o país ao se tornar a primeira egípcia a apresentar uma queixa na justiça por assédio sexual.
O documentário “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, produzido por Luciana Bezerra, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wavá Novais e Manaíra será exibido na quinta-feira, somente às 19h. O filme é composto por diversos episódios.
Episódio 1 – Fonte de Renda: Maicon (Sílvio Guindane) consegue realizar o sonho de passar no vestibular, mas logo se encontra apreensivo devido à sua incapacidade de arcar com os gastos com livros, alimentação e transporte. Ele fica então tentado a vender drogas para os colegas de faculdade, como forma de obter o sustento necessário para os estudos.
Episódio 2 – Arroz com Feijão: Para conseguir um quarto para o filho, os pais de Wesley (Juan Paiva) resolvem reduzir o cardápio diário a arroz com feijão. No aniversário do pai o garoto se junta ao amigo Orelha (Pablo Vinícius) para conseguir dinheiro, no intuito de comprar um frango como presente.
Episódio 3 – Concerto para Violino: Quando crianças Márcia (Cíntia Rosa), Jota (Thiago Martins) e Ademir (Samuel de Assis) fizeram um pacto de amizade eterna. Agora, com todos em torno dos 20 anos, Jota entrou para o tráfico de drogas enquanto que Ademir se tornou policial. O confronto entre os dois pode impedir que Márcia, agora violinista, realize o sonho de uma bolsa de estudos na Europa.
Episódio 4 – Deixa Voar: Flávio (Vítor Carvalho), de 17 anos, deixa que a pipa de um amigo voe. Para buscá-la ele precisa ir à favela de uma facção rival. Mesmo com medo, ele decide buscar a pipa.
Episódio 5 – Acende a Luz: É véspera de Natal e o morro está sem luz há três dias. Como os técnicos da companhia de luz não conseguem resolver o problema, um deles é sequestrado pelos moradores locais. Eles decidem fazê-lo de refém até que a luz volte.
“Invictus”, de Clint Eastwood, encerra a semana com duas exibições na sexta-feira, 30 de maio. Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.
Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…