O Observatório Municipal Jean Nicolini abrirá excepcionalmente neste sábado (10) das 18h30 às 22h30, para a observação do planeta Saturno, conhecido pelos milhares de anéis que o rodeiam.

Observatório de Campinas
Saturno poderá ser visto na noite de sábado do Observatório

Segundo o astrônomo Júlio Lobo, antes da observação de Saturno, que estará bem visível, os visitantes também poderão apreciar Júpiter. Durante a visita, o astrônomo explica sobre os astros e comenta curiosidades do espaço. Esta é considerada a melhor época para observar Saturno, que está a uma distância de aproximadamente 1,18 bilhão de quilômetros da Terra.

Uma curiosidade é que a luz do Sol, refletida na atmosfera de Saturno, levará cerca de uma hora e treze minutos para chegar até o nosso planeta. Apesar de toda essa distância, o planeta poderá ser observado a olho nu, como uma estrela brilhante na parte oriental do céu, mais especificamente na constelação da Libra, neste início de maio. Saturno é tão grande que dentro dele caberiam mais de 700 planetas Terra.

Ao telescópio, será possível observar o planeta rodeado pelo seu majestoso sistema de anéis, compostos por rocha, gelo e gases, que giram em torno de Saturno vertiginosamente. Os satélites mais brilhantes também poderão ser observados pelo telescópio.

Observação do planeta Saturno no Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini” (Carta Campinas com informações de divulgação)

Serviço
Data: 10 de maio
Horário: 18h30h às 22h30
Ingressos: isentos (visitantes até 6 e maiores de 60 anos), R$ 2,00 (entre 6 e 12 anos, professores e estudantes (com identificação)), R$ 4,00 (entre 12 e 60 anos)
Local: Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”. Estrada das Cabras, s/n, Monte Urânia, Serra das Cabras, Joaquim Egídio, Campinas
Informações: (19) 3298-6566.