Inspirada nos cultos dionisíacos da Grécia Antiga, que remontam a personagens fundamentais da mitologia clássica como o deus do vinho Dionisio, e as bacantes, que cultuavam o deus em rituais de celebração, dança e embriaguez catártica, a exposição “Dionisías Urbanas” empresta seu nome dos festivais da Grécia Antiga, que envolviam o homem com a mitologia, especialmente com o deus Dionisio e o vinho, um de seus elementos mais recorrentes. Amplamente incorporada pela cultura grega, as Dionisías Urbanas tinham características hedonistas, com o teatro como expressão máxima da arte, das quais todos participavam igualmente, nobres e escravos.

10320470_10201634339530619_6076670245506011086_n
Dionisos, Alvaro Azzan (imagem: Dani Martini Naufel)

Promovida pelo Departamento de Cultura da Sociedade Hípica de Campinas, a exposição Coletiva de Arte ‘Dionisías Urbanas’, acontecerá no Espaço Cultural Senzala, de 23 de maio a 1º de junho e apresentará obras inéditas de 22 diferentes artistas plásticos.

A mostra, com concepção de projeto e coordenação expositiva de Lígia Testa, reúne telas nas mais diversas técnicas e também esculturas. A mostra conta, ainda, com textos artísticos, poemas e citações, ilustrando um pouco a história do culto dionisíaco, as bacantes e os demais símbolos envolvidos no ritual, dando completude à exposição. 

O vernissage acontece no dia 22 de maio para convidados, às 20 horas. A exposição é aberta exclusivamente para associados, de terça a sexta das 9h às 19 h, sábado e domingo das 9h às 17 h. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Artistas participantes:
Adriana Almeida Justi 
Alvaro Azzan
Dalcio Machado 
Dan Mabe 
Dimas Garcia 
Dimaz Restivo 
Sily Arruda Camargo 
Lela Navarro 
Lisa França 
Luciana Pupo 
Marília Cotomacci 
Mario Gravem Borges 
Mauro Soares 
Paulo Branco 
Priscila Mahlow 
Rachell Ferrari 
Renato Stegun 
Gallo Roberto 
Sandra Ercy Azevedo 
Sandro Casotti 
Sergio Zakia Coelho 
Vera Pavanelli