Ouvir as memórias de pessoas que tem muito que contar e nem sempre tem a oportunidade de conversar sobre o passado. Essa é a proposta do filme Os Velhinhos do Lar, que mostra histórias contadas por 20 moradores do Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC).

O documentário faz parte de um projeto que está sendo feito por um grupo de jornalistas de Campinas. Produzido de maneira independente, o filme apresenta narrativas envolventes capazes de levar a reflexão sobre a maneira como a sociedade cuida dos idosos.

Gravação do documentário Os Velhinhos do Lar Foto: Diogo Zacarias
Gravação do documentário Os Velhinhos do Lar

“Na faculdade de Jornalismo sempre tive interesse em jornalismo literário, sempre gostei de ouvir histórias. E é isso que buscamos fazer no documentário, ouvir o passado desses senhores e dessas senhoras”, conta a jornalista Carolina  Grohmann, uma das idealizadoras do projeto.

O documentário faz parte da 12ª Semana de Museus, que acontece entre 12 e 18 de maio. No próximo sábado, 17 de maio, o filme Os Velhinhos do Lar será exibido no LVC, para participar da sessão é preciso entrar em contato com o setor de comunicação da instituição pelo telefone (19) 3743-4349 ou, ainda, pelo email [email protected]. Para mais informações sobre o projeto, acesse Os Velhinhos do Lar  no Facebook. (Jeferson Batista)