A Prefeitura programou para esta noite a nebulização “pesada” para combate ao mosquito Aedes aegypt, realizada com caminhão da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Hoje está programas as regiões do Santa Rosa e do Itajaí nesta quarta-feira, 9 de abril. Hoje também foi anunciada a primeira morte de uma mulher idosa, de 69 anos, moradora do Jardim Paranapanema, na região sul do município. A mulher morreu há duas semanas, mas a Secretaria confirmou hoje.

Dengue nebulização
Campinas usará veículo durante nebulização contra a dengue

Na nebulização, duas equipes partem às 18 horas e percorrerão as ruas das áreas próximas aos centros de saúde dos dois bairros. A orientação é para que as pessoas abram portas e janelas, permaneçam dentro de suas casas e levem consigo animais de estimação – especialmente aves – e permaneçam nos imóveis por 30 minutos após a aplicação.

No decorrer da semana, agentes de saúde fizeram um trabalho de orientação à população sobre a nebulização e um carro de som irá reforçar as medidas que devem ser tomadas durante o processo. A ação atinge cerca de 2 mil imóveis por período de trabalho e a previsão é que às 22 horas o trabalho esteja concluído.

A Sucen já trabalha em Campinas com equipamento manual costal, que permite a nebulização em cem imóveis por período. Esse sistema continuará sendo utilizado em outras regiões da cidade. A composição química é a mesma para os dois processos.

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) irá auxiliar com a mobilidade no trânsito, já que o caminhão não pode parar nem dar marcha à ré e será necessário entrar em vias contramão.

Em todas as regiões da cidade, agentes de controle ambiental e de saúde fazem diariamente ações casa a casa, com remoção de criadouros e visitas a imóveis especiais. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos intensificou o trabalho de limpeza de terrenos públicos e beiras de córregos e da operação “cata-treco”. A secretaria também disponibiliza os ecopontos para que a população leve pneus e outros objetos. A pasta atua, ainda, na notificação dos proprietários de terrenos e imóveis, pois não tem autorização para entrar nestes locais. Em cada mutirão são retiradas cerca de mil toneladas de entulho.

A partir da próxima semana, homens do Exército vão atuar na colocação de telas em caixas d’água, que são consideradas um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue. O treinamento será na segunda-feira, dia 14 de abril, e as ações em campo acontecerão na terça, quarta e quinta-feira, dias 15, 16 e 17.

Atualmente, Campinas tem 2.793 confirmações de dengue, sendo 1.851 na região Noroeste.

CUIDADOS

Para o inseticida matar o mosquito é importante:

– Abrir as portas e as janelas;
– Deixar as luzes acesas;
– Mexer nas cortinas e móveis para fazer os mosquitos saírem;

Atenção: Este tipo de aplicação de inseticida é utilizada em outros municípios, estados e países e é seguro para a saúde humana e dos animais.

É importante tomar alguns cuidados:

– Crianças, grávidas, idosos e pessoas que tenham bronquite ou asma devem ficar em cômodos fechados.
– Coloque os animais domésticos dentro de casa
– Cubra gaiolas de pássaros ou deixem cômodos fechados

Se chover não haverá aplicação.

(Carta Campinas com informações de divulgação)