Cries and Whispers 2A programação de cinema desta semana no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, está mais curta em razão do feriado do dia do trabalho. Serão exibidos três filmes na segunda, terça e quarta-feira, sempre em dois horários, às 16h e às 19h.

A semana começa com uma adaptação do romance do escritor colombiano falecido recentemente, Gabriel García Márquez. “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Mike Newell, traz a história de Florentino Ariza (Javier Bardem) que, ainda jovem, se apaixonou perdidamente por Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno). Entretanto, como Florentino apenas trabalha numa agência dos Correios, ele não é visto como um bom partido por Lorenzo Daza (John Leguizamo), pai de Fermina. Florentino pede Fermina em casamento, e ela aceita. Ao saber disto Lorenzo a envia para a fazenda de sua prima Hildebranda Sanchez (Catalina Sandino Moreno), onde fica alguns anos. Florentino aguarda o retorno de sua amada mas, quando a reencontra, ela diz que nada quer com ele. Fermina passa a ser cortejada por Juvenal Urbino (Benjamin Bratt), um médico que luta para evitar a disseminação da cólera. De início ela não se interessa, mas posteriormente eles se casam e constituem família. Simultaneamente Florentino aguarda que Juvenal morra, para que possa enfim se casar com seu grande amor.

Na terça-feira, será exibido “Gritos e Sussurros”, de Ingmar Bergman. Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

“O Livro de Cabeceira”, de Peter Greenaway, encerra as exibições da semana. No filme, Nagiko cresce em uma tradicional família japonesa, sua mãe morreu, e seu pai (Ken Ogata), escritor, a cria com a ajuda da tia (Hideko Yoshida). A cada ano, em seu aniversário, seu pai escreve de forma ritualística uma saudação em seu rosto e nuca. Com o tempo, Nagiko passa a aguardar ansiosamente tais momentos. Sua tia a presenteia com um livro de uma escritora japonesa do final do século dez, chamada Sei Shonagon, o Livro de Cabeceira.

Todas as exibições são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)