Uma série de 16 pinturas da artista Luzia Castañeda compõe a exposição “Ervas e seus Orixás” que poderá ser vista de 11 de abril a 5 de maio das 8h30 às 17h30 no Espaço das Artes que fica no saguão-sede da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
Cada obra da exposição foi inspirada na erva consagrada de seu respectivo Orixás. Ferramentas de Orixás, como o arco e a flecha de Oxossi e o machado de Xangô, também foram retratadas para composição do contexto. As pinturas foram criadas em painéis de diferentes formatos conforme o elemento ao qual pertence o Orixá da erva consagrada – fogo, terra, água, ar.
As pinturas onde são retratadas as ervas contemplam os diferentes níveis de observação. Pela observação morfológica, pela microscópica e pela lupa, a singela anatomia de cada uma das plantas é revelada.
Na intimidade celular de cada planta, a artista buscou o axé das forças da natureza. Percorreu seu próprio xirê de criação e agora faz sua oferenda.
Ao retratar artisticamente, de forma quase cientificamente, as ervas pensando nos seus respectivos orixás, a artista, que é doutora em Genética e Evolução e desde 2005 faz cursos de Arte em diferentes ateliês e institutos, conseguiu algo raro e de importância social e beleza indiscutível: o encontro da arte e da ciência com a tradição afro-brasileira.
A abertura da exposição acontece no próximo dia 11, às 12 horas, no Espaço das Artes da FCM. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.