O grupo "Água de Vintém", que se apresenta no evento,  é destsque da nova geração de músicos do choro
O grupo “Água de Vintém”, que se apresenta no evento, é destaque da nova geração de músicos do choro

O VII Encontro de Choro da Unicamp ocorrerá de 4 a 9 de maio em Campinas com o tema “O papel do Choro na formação do músico brasileiro”, e contará com nove shows e várias atividades formativas em uma programação intensa, focada na formação musical e em apresentações musicais.

Com atenção especial para as aulas práticas, serão oito oficinas de instrumento, quatro oficinas de prática de conjunto, quatro aulas abertas e duas mesas de debate no Instituto de Artes (IA) da Unicamp, além das rodas abertas que acontecerão todas as noites, cada dia em um bar da cidade.

As inscrições para participar das oficinas já estão abertas e vão até o dia 2 de maio. Os interessados podem se inscrever pela internet nas seguintes oficinas:

– Oficinas de Instrumentos – 05 a 09/05 – 09h às 12h
Nessas oficinas serão discutidas a forma de utilização e o papel de cada instrumento no choro.
Como pré-requisito, além de ter domínio técnico mínimo do instrumento, é necessário saber ler cifra, no caso dos instrumentos harmônicos, e partitura, no caso dos instrumentos melódicos. A cada aluno será fornecido um material com as partituras dos choros a serem trabalhados nas aulas.
Os alunos inscritos deverão levar seu próprio instrumento.
Haverá certificado de participação.

Há somente 20 vagas por professor, que serão preenchidas por ordem de inscrição e que só serão efetivadas mediante pagamento dentro do prazo.
Para desistências e lista de espera, entrar em contato neste link. 

As oficinas oferecidas serão:
Jayme Vignoli – Cavaquinho
Marcus Thadeu – Pandeiro
Mauricio Carrilho – Violão 7
Paulo Aragão – Violão
Nailor Proveta – Clarinete / Sax
Pedro Aragão – Bandolim
Pedro Paes – Sax / Clarinete
Toninho Carrasqueira – Flauta

Oficinas de Práticas de Conjunto – 05 a 09/05 – 14h30 às 16h30
Estas oficinas se destinam a orientar os regionais e grupos que se inscreverem no Encontro.
Cada grupo terá 2 horas diárias, das 14h30 às 16h30, de segunda a quinta durante o período do Encontro. O regional ou grupo será orientado por um professor diferente a cada dia. As oficinas serão abertas ao público em geral, de modo que os questionamentos podem ser feitos tanto por parte do grupo inscrito, tanto por parte do público que assiste à aula.
Haverá certificado de participação.
Na sexta-feira, das 14h às 17h, haverá uma mostra dos grupos participantes no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp.
Há somente 4 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição e que só serão efetivadas mediante pagamento dentro do prazo. Ao público em geral não é necessário fazer inscrição. Para desistências e lista de espera, entrar em contato neste link.

Os professores serão:
Pedro Paes – Sax / Clarinete
Toninho Carrasqueira – Flauta
Nailor Proveta – Clarinete / Sax
Jayme Vignoli – Cavaquinho

As oficinas serão ministradas por professores da Escola Portátil de Música (Rio de Janeiro), principal expoente no ensino de choro contemporâneo e acontecerão no Instituto de Artes da Unicamp (Rua Elis Regina, 50). Com a escolha dos professores, prioriza-se a vivência dos participantes junto à nomes consagrados da música brasileira, no que diz repeito à criação e execução da música.

Todas as atividades do Encontro serão gratuitas, havendo limite de vagas e seleção para as oficinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)