A Secretaria Municipal de Saúde informou que o número de casos de dengue em Campinas desde o dia 1º de janeiro até hoje (28 de abril) é de 17.136. A regiões mais afetadas são a norte com 4.505 casos, noroeste (4.269) e sudeste (3.552). A região Sul tem 3.010 casos e a leste 1.800.

Entulho
Dengue agora atinge mais a região Norte

A boa notícia, segundo a Secretaria de Saúde é a redução no crescimento da dengue. No final de março, o número de casos acumulados desde janeiro era de 8.236. Subiu para 14.002 (70%) na divulgação feita no dia 17 de abril e chega a 17.136 (mais 23%) hoje. “Não há 17 mil pessoas com dengue hoje em Campinas. Muitas dessas pessoas já foram tratadas e estão recuperadas”, afirmou Carmino.

Os bairros da região norte, que agora são os mais afetados são:
Bonfim
Campo dos Amarais
Guanabara
Jardim IV Centenário
Jardim Aurélia
Jardim Bandeirantes
Jardim Campineiro
Jardim Chapadão
Jardim Eulina
Jardim Interlagos
Jardim Magnólia
Jardim Miranda
Jardim Pacaembu
Jardim Santa Mônica
Jardim São Marcos
Jardim do Vovô
Loteamento Center Santa Genebra
Parque das Flores
Parque Cidade de Campinas
Parque Fazendinha
Parque Santa Bárbara
Parque São Jorge
Parque das Universidades
Parque Via Norte
Residencial Parque Bandeirantes
Vila Aurocan
Vila Boa Vista
Vila Nova
Vila Olímpia
Vila Proost de Sousa
Vila Rossi e Siqueira
Vila São Bento
Vila San Martin

Entre moradores de Campinas, quatro casos de morte seguem em investigação. Dois casos foram descartados e uma morte foi registrada (a mesma já divulgada anteriormente).

Sobre as ações que tem realizado no enfrentamento da dengue, a Prefeitura de Campinas informa que já visitou, desde o ano passado, 120 mil imóveis para retirar criadouros do mosquito da dengue e para ações de educação, informação e mobilização social. A Administração Municipal também fez mutirões de limpeza em 200 bairros de todas as regiões da cidade, com ênfase no Campo Belo, no Campo Grande e no Ouro Verde.

Foram limpos 20 quilômetros de córregos, sendo que muitos deles não recebiam ações de limpeza havia dez anos. Além disso, a Prefeitura de Campinas, com autorização da Justiça, está entrando em imóveis fechados para eliminar focos da dengue, principalmente na região de Barão Geraldo.

Todo este trabalho resultou na retirada de 83 mil toneladas de entulhos que são potenciais criadouros do mosquito da dengue.

O trabalho de nebulização foi intensificado, com quatro máquinas e até dez equipes operando em diversas regiões da cidade.

É fundamental também que a população ajude no combate à dengue, eliminando em suas residências possíveis criadouros do mosquito que transmite a doença, denunciando áreas que acumulam lixo e evitando que detritos sejam despejados em áreas públicas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O número de casos registrados por mês é o seguinte:

Janeiro: 234
Fevereiro: 1.427
Março: 6.575
Abril: 8.900 (até hoje, 28/04)