familia_burgAs atrações artísticas para a Virada Cultural Paulista 2014 estão confirmadas pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A Virada acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho e terá música, teatro, dança e circo.

Diversas atrações musicais ocuparão o palco da Estação Cultura. As ruas da cidade de Campinas também receberão atrações de dança, circo, além de shows.

No sábado, dia 31 de maio, o samba é atração na Estação Cultura com Leci Brandão, Carol Ladeira, Tatiana Rocha e seu samba de iáiá, e a cantora Andréia Preta apresentando a variedade dos ritmos brasileiros. Em meio aos sambas, a black music de Tony Tornado também poderá ser ouvida pelo público.

No domingo, 1º de junho, passam pela Estação o estilo jazzístico combinado aos ritmos brasileiros de Alexandre Cunha e Grupo, o Rock Puntch tribal, do Hos Tio, o estilo pop de Carina Mennitto, além da festa da música e cultura popular brasileira com os pífanos, a viola e a percussão dos Flautins Matuá. Para completar os sons, o músico paraibano Chico César rende mais uma homenagem à música popular brasileira com sua música experimental e extremamente original.

As atrações de dança e circo acontecem em pleno espaço urbano. A Seis + 1 cia. de dança apresenta na virada cultural a intervenção coreográfica “Footing” (caminhada), uma prática comum em cidades do interior nas décadas de 30 a 60, em que homens e mulheres vestiam suas melhores roupas e saíam para caminhar, trocando olhares.

O Núcleo Artístico Confraria dos Ventos e a Companhia Soniquete Arte Flamenca apresentam o espetáculo de dança “Nosso Flamenco” que apresenta uma fusão do flamenco, da dança contemporânea e da música e cultura brasileiras.

A arte circense terá diversos representantes na Virada. O palhaço Custelinha, de Ulisses Júnior, apresentará o “Custelinha Circo Show”, um espetáculo lúdico e interativo. O espetáculo “A Chegada de Lampião no Inferno”, um espetáculo de mamulengos baseado no cordel de José Pacheco de mesmo nome, será apresentado pelo grupo “A Mala dos Mamulengos”. Uma brincadeira com bonecos, o espetáculo se faz repleto de rimas e tiradas engraçadas, embalado com muito baião.

Na Virada, o grupo circense “Circo além da Lona”, também se apresentará, seguindo cortejo pelas ruas com música, malabarismos, pernas de pau e interação com o público por meio de uma linguagem popular.

A Família Burg, sediada no Centro Cultural Casarão do Barão, o “Projeto Social Lona das Artes”, a trupe “Resgatando o circo”, a  “Cia do Circo” e o espetáculo “Los Circo Los” também prometem muito malabarismo, acrobacias, contorcionismo e diversas outras mágicas do universo do circo ára o público.

A festa da cultura popular também tem lugar reservado na Virada 2014 com o grupo “Caixeiras das Nascentes” que apresentarão o espetáculo “O Carimbó das Caixeiras Nascentes”, inspirados das danças maranhenses da Festa do Divino Espírito Santo. O bloco “Maracatucá”  traz o maracatu com ritmo contagiante pelas ruas ao som das alfaias, abes, caixas e gonguês.

O “Bloco Cultural União Altaneira” também traz para a Virada sua mistura de elementos de diversas manifestações carnavalescas brasileiras, além de samba e ritmos afro-brasileiros adaptados para a formação de bateria de escola de samba. O “Afoxé Ibaô”,  manifestação cultural composta de ritmo, canto e dança, além das indumentárias e expressões ritualísticas, é umas das formas de expressão que o Ponto de Cultura Ibaô encontrou para reverenciar na comunidade o legado Nagô. O Afoxé Ibaô empresta toda sua tradição, seus sincretismo e a riqueza da cultura brasileira para a Virada Cultural de 2014. Uma oportunidade de ouvir, ver e participar de nossas diversas expressões artísticas. (Carta Campinas com informações de divulgação)