A Prefeitura de Valinhos inaugurou no último sábado a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), programa do governo federal para desafogar centros de emergência de hospitais que atendem pelo serviço público de saúde.

Upa Valinhos
Unidade de Pronto Atendimento inaugurada em Valinhos (SP)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, localizada na Avenida Gessy Lever s/nº, nas proximidades do Viaduto Laudo Natel, receberá agora todos os atendimentos a casos de urgências e emergências da cidade.

Com a inauguração da UPA, o prédio do Centro de Atendimento a Urgências e Especialidades (CAUE) será transformado em Centro de Especialidades e passará a atender somente consultas previamente agendadas.

A unidade estará sob a gestão do Instituto Nacional de Assistência à Saúde e à Educação (Inase). “A partir de agora, teremos uma equipe preparada e um lugar adequado para a realização deste tipo de atendimento”, afirma a secretária de Saúde, Rita Longo.

Estrutura – Em uma área construída de mais de 1300m2, a UPA contará com oito consultórios médicos – com especialistas em ortopedia, clínica médica, ginecologia e pediatria-, duas salas de classificação de risco, três salas de observação, uma sala vermelha, uma sala de isolamento, farmácia 24h, um laboratório 24h para a realização de exames de urgência e emergência e uma sala para a realização de raio-x, que terá o primeiro aparelho de raio-x digital para atendimento público na cidade.

De acordo o Inase, diferente de unidades de saúde comuns, o primeiro atendimento aos pacientes que adentrarem a UPA será feito por técnicos de enfermagem, em um serviço denominado como “Acolhimento”. Após passar por esta etapa, onde será feita uma prévia classificação de risco, o cidadão será encaminhado para o registro, passará pela efetiva classificação de risco e, em seguida, seguirá para o consultório médico.

Classificação de Risco

Abaixo, entenda a ordem de prioridade estabelecida pelo protocolo de classificação de risco.

VERMELHO – emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência).
AMARELO – urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação).
VERDE – sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO.
AZUL – quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social). Se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE.(Carta Campinas com informações de divulgação)