Mulheres e arte em pauta
Mulheres e arte em pauta

No próximo sábado, dia 15 de março, o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues realiza a partir das 14h o primeiro dia do 3º Mulheres em Cena e Ação, evento que tem como objetivo refletir sobre a luta das mulheres por direitos e lembrar que a igualdade de gênero é uma responsabilidade de toda a sociedade.

Diversas atividades acontecerão, envolvendo artesanato, música e dança, buscando colocar as mulheres em cena e, ao mesmo tempo, em ação, para que as questões relativas ao feminino, tão urgentes na sociedade atual marcada pela violência e diversas formas de desigualdade de gênero, sejam discutidas por meio de múltiplas formas de arte.

Neste primeiro dia de evento ocorrerão:

– das 15h00 às 17h30: oficina de construção de Xequerê (Agbê) com Renata Dhamas – O Material necessário para a construção do instrumento é: uma cabaça, cerca de 500 gramas de miçanga canjicão (da cor ou cores que quiser) e fio encerado.

– das 18h00 às 20h00: primeiro ensaio do Projeto “Samba de Roda – Encontro das Minas” que busca reunir as mulheres interessadas para iniciar um processo de construção coletiva de um grupo de mulheres que tocam/dançam/cantam sambas de roda e sambas de raiz. Durante o encontro um possível nome para o grupo também será discutido.

As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Os próximos dias do evento serão 22 e 29 de março, os últimos sábados do mês.Para o último dia do evento, 29, está prevista uma oficina de maracatu, com as mulheres do “Baque Mulher” e do “Maracatucá”, além da participação especial da cantora, musicista e professora de canto popular, rítmica e percussão Andrea Déh Martins no projeto “Samba de Roda”.  Mais informações na página do Urucungos. (Carta Campinas com informações de divulgação)