escultura  Luciane Kunde
A liberdade na representação das figuras foi uma das opções da artista

A partir do próximo sábado, 15 de março, o público poderá ver na Estação Cultura um conjunto de esculturas em que rostos, expressões e movimentos ganham vida a partir da massa do papel machê. As cores, o tom delicado, e a liberdade poética das esculturas que deixam ver, por entre as formas representadas, alguns pedaços de jornal ou mesmo da massa bruta, sem pintura, imprimem um estilo à obra da artista Luciane Kunde, que pesquisa e trabalha com papel machê há 18 anos e foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura.

Ao todo cinco esculturas em tamanho natural ficarão expostas na plataforma da Estação Cultura “Antonio da Costa Santos” até 14 de abril.  As cinco esculturas foram elaboradas com jornal e outros tipos de papéis. São figuras que apresentam, ao mesmo tempo, características não realistas e outras bem realistas em alguns aspectos, contemporâneas, com inspirações de diferentes épocas.

William Kentridge e Jurga foram artistas importantes que influenciaram o trabalho de Luciane no que diz respeito ao aprimoramento da técnica do papel machê. As esculturas em jornal e impressões sobre páginas de livros desenvolvidas por William serviram de inspiração para a artistas, assim como as esculturas figurativas humanas feitas em argila e bronze de Jurga.

Além desse artistas, Luciane também construiu sua obra a partir de fotografias da primeira metade do século XX da cidade de Campinas e de filmes como “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen.

A abertura da exposição será dia 15 de março, às 11h, com participação de dois grupos musicais: Metal em 6, com instrumentos de sopro e Campeões de Audiência, com repertório variado em rock. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição de esculturas em papel machê por Luciane Kunde

Local: Estação Cultura de Campinas “Antonio da Costa Santos”. Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro (Ao lado da plataforma da estação).
Abertura: 15 de março, às 11h, com participação de dois grupos musicais: Metal em 6, com instrumentos de sopro e Campeões de Audiência, com repertório variado em rock.
Período: 15 de março a 14 de abril de 2014, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 17h.
Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 8137-2303. No local haverá um calendário com os horários em que os monitores e a artista estarão presentes.