racismoConvocação aos racistas (ou Recall)

Convoco a todos os racistas, preconceituosos, xenófobos, intolerantes e ignorantes em geral… não, em geral não é o caso, porque um pouco ignorantes, todos somos… convoco apenas os ignorantes no mais extremo grau da incongruência do pensamento, a responderem um breve questionário.

1) Você tem medo de aceitar as diferenças entre você e seus irmãos, baseado em critérios racionais (sei que essa palavra é complicada para você, se for o caso, pule essa questão)  ou foi influenciado a odiar, por pessoas do seu círculo familiar, amigos ou pelo meio em que cresceu?

2) Se foi influenciado, já se perguntou que tipo de influência as pessoas que te influenciaram tiveram?

3) Você realmente se sente bem, odiando pessoas que não são iguais a você?

4) Você acha o termo odiar muito forte e preferia apenas que essas pessoas não existissem?

5) Você percebe que sempre existiram pessoas como você na história da humanidade e você é só mais um? Mais um mal informado.

6) Faça agora um pequeno exercício mental (é difícil pensar, mas confio em você… com o pé atrás). Imagine como seria a humanidade se pessoas preconceituosas como você nunca tivessem existido. Que grande legado teríamos perdido. Sei que você está pensando agora nos grandes ícones da arte, da poesia e da música racista e nas políticas preconceituosas que alavancaram a evolução humana e que, por mais que se esforce, não vem nada à sua mente. Não se preocupe, sua mente está habituada a ser sub utilizada.

7) Você é teimoso, não gosta de ser questionado quanto às suas convicções, isso sempre desperta seu rancor, amargura e ódio?

Então, procure agora se acalmar.

8) O próximo passo é imaginar como o mundo seria maravilhoso se pessoas como você tivessem conseguido todos os seus intentos. Seríamos todos iguais a você, dominaríamos nossas mulheres submissas e pensaríamos todos da mesma forma, olha que legal… é… só isso… acho que cedo ou tarde arranjaríamos alguém pra odiar, se fôssemos todos iguais a você. Seria assim esse seu mundo ideal. Teríamos pessoas como você e não teríamos tido Pelé, Martin Luther King, Michael Jacson, Freddie Mercury, Leonardo da Vinci, Fernando Pessoa, Louis Armstrong, Aretha Franklin, Luiz Gonzaga, Renato Russo, Virginia Woolf … essa lista não vai ter fim, porque a quantidade de pessoas magníficas que você decidiu odiar sem motivos, assim como a quantidade de falsos motivos que você inventa para justificar seu ódio, são muito grandes. O fato é que não teríamos estas pessoas que eu citei, nem muitas outras pessoas incríveis, mas teríamos o maravilhoso mundo de Ken e Barbie.

9) Já sentiu que algo estranho acontece quando você vê um sorriso, um por de Sol, uma linda paisagem natural, um filhotinho, sente o vento no rosto, ouve uma bela música ou o canto de um pássaro? Percebe que estes momentos são mais agradáveis do que aqueles em que você gasta seu tempo odiando pessoas?

Muito obrigado por responder. As respostas devem ser bem digeridas por você agora.

Da mesma forma que uma puta, um gay, um negro, um nordestino, um judeu, uma mulher, um asiático, um viciado ou qualquer outro ser humano vitimado pelo seu preconceito, são meus irmãos, você também é. A diferença é que sua forma de agir é segregadora e odiosa e isso o impede de ver a beleza e os benefícios da diversidade. Sua postura é impeditiva para a evolução de qualquer sociedade. Você pode ter também alguma qualidade, mas nenhuma qualidade é capaz de encobrir seu ódio. Não te peço que mude de cor, que mude de religião, que mude suas origens, ou que mude sua orientação ou preferência sexual. Também não quero te odiar e nem que você morra, porque, quer eu queira, quer não, você vai morrer, como eu e todos mais. Quero apenas que você não ensine seus filhos nem seu amigos a odiarem. Quero que você entenda que seu problema não são as pessoas a quem você odeia, mas a pessoa odiosa que cultiva dentro de você. Entenda que você sim é o nosso problema social. Quero que você aprenda a raciocinar e que veja que o mundo não precisa do seu preconceito. Quero que você se lembre que também tem um lado bom, e que esse seu lado bom ainda pode te curar, apesar de estar severamente doente!